1. Madeira e carvão, calcário, branqueador. Hidróxido de cálcio
2. Calcinação há consumo de energia e diminuição da massa e de volume da material. Hidratação, liberação de energia e aumento da massa e do volume.
3. A produção demorada consome muito carvão, diminuindo assim o custo benefício da atividade.
4. Energia, consumo de combustíveis, tempo de produção, disponibilidade de matérias primas, mercado consumidor, rendimento do processo, impactos ambientais.Não só aspectos físicos e químicos como também ambientais econômicos, geográficos/geológicos, tecnológicos, históricos e outros.
Pag. 5 ~> Lição de casa:
1. Pedras, cimento, tinta, areia, telha.
2. Cimento, tinta, telha. Pedras e areia.
O que eu aprendi...
Que a maioria dos materiais de construção tem que ser transformados para usarmos, e também a matérias que não são transformados como pedras. Necessidade do calcário como matéria prima, matérias primas, uso da cal no sistema produtivo, absorção e perda de energia, avanços tecnológicos, tornando o processo mais rápido e aumentando o lucro.
1. Materiais obtidos diretamente Da natureza: Ouro Madeira Diamante Frutas
Materiais obtidos por transformações de matérias-primas Cal Cimento Carvão Vegetal Aço
2. A humanidade precisa dos materiais obtidos da natureza para seu consumo, e também transformam. Ex: Carvão vegetal. Tem matérias que necessitam de energia e são transformados mudando totalmente sua estrutura. A interação que altera a composição química das matérias é chamada de transformações químicas.
Pag. 7
3. a) Eles tinham iluminação, e armas mais poderosas.
b) Os alimentos foram cozidos e assim ficando mais macios, e assim matando os microorganismos.
c) O calor do fogo, e a iluminação à noite.
4. a) Não fiz depois eu respondo.
b) Toda mudança de estado físico (líquido- gasoso) não ouve transformação química porque toda mudanças é uma transformação física
5. a) Não, porque podemos formar um novo produto aparte de um único regente. Ex: a transformação do calcário uma cal viva e gás carbônico.
Pag. 8
b) Contrario, porque todos estes exemplos ocorreram a partir de uma única reagente.
pag. 12 Lição de casa 1- a) Química, pois estraga a roupa b) Física, pois só muda de estado c) Física, pois pode voltar a ser salgada novamente a água. d)Quimica, pois já estraga o portão e) quimica, pois nao tem jeito de voltar a fruta a ser madura f) fisica, pois com o vapor pode voltar a fazer acetona.
o que eu aprendi... Aprendi sobre processos fisicos e quimicos. FISICO:quando não há transformação na materia. quimico:quando há transformação na materia.
Pag 14 classificação / sinais perceptiveis. ñ instantanea / fumaça,diminuição da massa instantanea / efervescência,bolhas. instantanea / fogo,desaparecimento da subsancia ñ instantanea / mudança de cor,textura e sabor instantanea / mudança de cor,textura ñ instantanea / mudança de cor,textura ñ instantanea/mudança de cor,textura,sabor
gente ta seprado o que é classificação de sinais perceptiveis atraves de*/* entenderam...
1. Sim, porque a sustância foi desidratada e mudou de cor, então mudou sua estrutura. Reagente sulfato de cobre mais energia, produto sulfato de cobre desidratado menos reagente.
Pg.17
2. Ele foi reidratado, voltando à cor original.
3. Sim, Reagente: água mais sulfato de cobre hidratado.
4. O aquecimento do sulfato de cobre é endotérmico, e a hidratação é exotérmica.
5. a)Significa a interação dos matérias ocorrendo as transformações envolvendo os aspectos energéticos absorção endotérmica e liberação exotérmica.
03 Queima de uma vela : irrevertível. Amadurecimento de legumes : irrevertível. Hidratação da cal viva : revertível. Corrosão do magnésio ou zinco por ácido :irrevertível. Cozimento de um ovo : irrevertível
Pag: 18 Lição de Casa: 1.Cite três exemplos... Instantâneas:
- Solvatação do NaCl (em água) - Neutralização de HCl concentrado pela adição de solução saturada de NaOH - Dissolução de álcool em água. - Explosão da dinamite - Ácido sulfúrico na água - Mistura cloreto de sódio na água
NÃO INSTANTÂNEA: - Desidratação da sacarose por ác. sulfúrico - Solvatação de nitrato de sódio - Decomposição de H2O2 - Queima da vela - Ferrugem - Lâmpada fluorescente
Pag: 15 Exercicio em sala de Aula: 1.Qual a diferença... • O processo EXOTERMICO libera calor para o ambiente e transmite a sensação de aquecimento . O calor "sai" do sistema para o ambiente. A energia final dos produtos vai ser menor que a energia inicial dos reagentes . Exemplo: combustão.
• O processo ENDOTERMICO absorve o calor do ambiente, transmitindo a sensação de frio . O calor "vai" do ambiente para o sistema . A energia do produto será maior que a energia dos reagentes . Exemplo: derretimento do gelo.
TABELA: Massa Contida em 1 cm³ (G) // Água: 1 / 1 Álcool: 0,888 / 0,888 Alumínio: 2,777 / 2,777
A.)R. Densidade
B.) R. (água-1/alcool=0,888/aluminio=2,777)
C.) R. Não, porque não vai dar a densidade média
D.) E a quantidade de substância em cm³
Atividade 3
1. R. Solubilidade é a capacidade que ele tem de dissolver o soluto.
2. A.) R. Sim, porque quando aumenta a temperatura aumenta a solubilidade.
B.) R. Água e Solvente. Sal e Soluto
3. R. Soluto: É o que esta sendo dissolvido. Solvente: Onde se dissolve mistura homogenea Mistura homogenea: Uma coisa não visivel hoterozenea = visivel a olho nú
Lição de Casa 1. A.) Sim pois na medida que se aumenta a temperatura, aumenta a solubilidade
B.) Gráfico
C.) mais ou menos, 85 gramas
D.) 120 g, porque com a linha de inclinação do grafico podemos visualizar o valor.
O que eu aprendi.... ( resposta pessoal ) { eu não respondi } =D
Gente por favor eu preciso da página 29, 30 e 31 para 2ª feira, e é pra nota ... por favor ! Meu professor além de LOKO é gago ... então, é impossivel fazer ;(
Oii...Por favor eu preciso do exercicío 1 da página 39 até domingo a tarde.será que alguém que saiba esse exercicío poderia postar um comentário com a resposta? Tank you!
pessoas pagina 39 A primeira etapa é colocar a mistura sólida na água fria, de modo a dissolver o NaCl, a segunda etapa é colocar a mistura em água quente para obter a dissolução do AbCl 2, e a sobra será AgCl. Para obtenção dos outros sais basta a evaporaçãoda água
68 comentários:
Pag. 4
Questões para análise do texto:
1. Madeira e carvão, calcário, branqueador. Hidróxido de cálcio
2. Calcinação há consumo de energia e diminuição da massa e de volume da material.
Hidratação, liberação de energia e aumento da massa e do volume.
3. A produção demorada consome muito carvão, diminuindo assim o custo benefício da atividade.
4. Energia, consumo de combustíveis, tempo de produção, disponibilidade de matérias primas, mercado consumidor, rendimento do processo, impactos ambientais.Não só aspectos físicos e químicos como também ambientais econômicos, geográficos/geológicos, tecnológicos, históricos e outros.
Pag. 5 ~> Lição de casa:
1. Pedras, cimento, tinta, areia, telha.
2. Cimento, tinta, telha. Pedras e areia.
O que eu aprendi...
Que a maioria dos materiais de construção tem que ser transformados para usarmos, e também a matérias que não são transformados como pedras.
Necessidade do calcário como matéria prima, matérias primas, uso da cal no sistema produtivo, absorção e perda de energia, avanços tecnológicos, tornando o processo mais rápido e aumentando o lucro.
Pag. 6
Exercícios em sala de aula.
1. Materiais obtidos diretamente
Da natureza:
Ouro
Madeira
Diamante
Frutas
Materiais obtidos por transformações
de matérias-primas
Cal
Cimento
Carvão Vegetal
Aço
2. A humanidade precisa dos materiais obtidos da natureza para seu consumo, e também transformam. Ex: Carvão vegetal.
Tem matérias que necessitam de energia e são transformados mudando totalmente sua estrutura.
A interação que altera a composição química das matérias é chamada de transformações químicas.
Pag. 7
3. a) Eles tinham iluminação, e armas mais poderosas.
b) Os alimentos foram cozidos e assim ficando mais macios, e assim matando os microorganismos.
c) O calor do fogo, e a iluminação à noite.
4. a) Não fiz depois eu respondo.
b) Toda mudança de estado físico (líquido- gasoso) não ouve transformação química porque toda mudanças é uma transformação física
5. a) Não, porque podemos formar um novo produto aparte de um único regente. Ex: a transformação do calcário uma cal viva e gás carbônico.
Pag. 8
b) Contrario, porque todos estes exemplos ocorreram a partir de uma única reagente.
pag. 12
Lição de casa
1- a) Química, pois estraga a roupa
b) Física, pois só muda de estado
c) Física, pois pode voltar a ser salgada novamente a água.
d)Quimica, pois já estraga o portão
e) quimica, pois nao tem jeito de voltar a fruta a ser madura
f) fisica, pois com o vapor pode voltar a fazer acetona.
2- poe o X na : 2ª 3ª 5ª 6ª e 7ª.
Pag:13
( )dissol......
(X)explos....
(x)corros....
( ) derret....
(X)apodrcim....
(X)corros....
(X)queima....
( )mistur...
o que eu aprendi...
Aprendi sobre processos fisicos e quimicos.
FISICO:quando não há transformação na materia.
quimico:quando há transformação na materia.
Pag 14
classificação / sinais perceptiveis.
ñ instantanea / fumaça,diminuição da massa
instantanea / efervescência,bolhas.
instantanea / fogo,desaparecimento da subsancia
ñ instantanea / mudança de cor,textura e sabor
instantanea / mudança de cor,textura
ñ instantanea / mudança de cor,textura
ñ instantanea/mudança de cor,textura,sabor
gente ta seprado o que é classificação de sinais perceptiveis atraves de*/* entenderam...
Pg. 16
1. Sim, porque a sustância foi desidratada e mudou de cor, então mudou sua estrutura. Reagente sulfato de cobre mais energia, produto sulfato de cobre desidratado menos reagente.
Pg.17
2. Ele foi reidratado, voltando à cor original.
3. Sim, Reagente: água mais sulfato de cobre hidratado.
4. O aquecimento do sulfato de cobre é endotérmico, e a hidratação é exotérmica.
5. a)Significa a interação dos matérias ocorrendo as transformações envolvendo os aspectos energéticos absorção endotérmica e liberação exotérmica.
Pag:18
01- Uma transformãção que pode ser desfeita .
02- Uma Transformação que não pode ser desfeita.
03
Queima de uma vela : irrevertível.
Amadurecimento de legumes : irrevertível.
Hidratação da cal viva : revertível.
Corrosão do magnésio ou zinco por ácido :irrevertível.
Cozimento de um ovo : irrevertível
pag 19
TABELA
Queima do carvão --> endotérmica ---> irrevertivel --->sim
secagem do calcario -->endotérmica ---> revertivel --->sim
aquecimento do calcario -->endotérmica ---> revertivel --->sim
decomposição do calcario -->exotérmica ---> irrevertivel --->sim
produção do ferro --> endotérmica ---> irreversivel --->sim
3---> revertivel
secagem do calcario
aquecimento do calcario
irrevertivel
queima do carvão
decompósição do calcario
produção de ferro
Gostaria de ter achado as respostas de Química do 2 ano, estou desesperada!!!
Pag: 18
Lição de Casa:
1.Cite três exemplos...
Instantâneas:
- Solvatação do NaCl (em água)
- Neutralização de HCl concentrado pela adição de solução saturada de NaOH
- Dissolução de álcool em água.
- Explosão da dinamite
- Ácido sulfúrico na água
- Mistura cloreto de sódio na água
NÃO INSTANTÂNEA:
- Desidratação da sacarose por ác. sulfúrico
- Solvatação de nitrato de sódio
- Decomposição de H2O2
- Queima da vela
- Ferrugem
- Lâmpada fluorescente
Pag: 15
Exercicio em sala de Aula:
1.Qual a diferença...
• O processo EXOTERMICO libera calor para o ambiente e transmite a sensação de aquecimento . O calor "sai" do sistema para o ambiente. A energia final dos produtos vai ser menor que a energia inicial dos reagentes . Exemplo: combustão.
• O processo ENDOTERMICO absorve o calor do ambiente, transmitindo a sensação de frio . O calor "vai" do ambiente para o sistema . A energia do produto será maior que a energia dos reagentes . Exemplo: derretimento do gelo.
Pag: 20
O que eu aprendi...
R: Nada =D
Pagina 22
Ex. 2
-Materiais industrializados como ferro,etanol.
-Importancia de sua ultilizaçao ( ferro usado na construçao de causas,pontes,automoveis, etc)
Pagina 24
Ex. 1-
Verificar a quantidade de solido dissolvido em certo volume de agua , aquecer as 2 amostras e observar o comportamento dos solidos.
2- Medindo a quantidade de massa do solido tendo o mesmo volume de amostra , conforme o cotado na questao 1.
3-Sim,pois houve a formaçao de uma nova substancia que e o gas carbonico.
Atividade 1-Temperatura de ebuliçao e de fusao: pode-se indentificar uma substancia pura pos suas temperaturas de ebuliçao e de fusao?
Ex.1
Estado solido-> estado liquido :ferro
Estado liquido-> estado gasoso:ebulçao
Pagina 25
Tabela :
Tempo e Temperatura
0 e 20
1 e 28
2 e 49
3 e 61
4 e 75
5 e 85
6 e 93
7 e 97 (inicio de ebuliçao)
8 e 97
9 e 96
10 e 97
11 e 96
12 e 97
Ex.1
(+ou- 1C。) Registrado na tabela significa que o termometro usado pode apresentar variaçoes de +ou- 1C。 em suas medidas.
Preciso da resposta da questão 5 da página 45 e da questão 6 da página 46 para 23/04 ... Me ajudem por favor !!!
Boa Tarde Pessoal !
Por Favor Quero respostas da Pagina 43. A questão 4a, b, c.
Obrigadoo !
preciso das paginas 27 à 31, por favor! :)
Ola preciso das paginas 39 e 40 por favor brigada
GENTEM SE TIVEREM POSTEM POR FAVOR PRA QUE O BLOG NÃO FIKE PARADO NÉH...
RONALDO
PRECISO DAS PAGINAS 27 ATÉ 35
URGENTEEEE
Eu presico das pgs. 30, 31,33 e 45! POR FAVOR É PRA ENTREGAR AMANHÃ!!!
Preciso da página 28 até a 35 por favor gente, é pra entregar amanhaaaa!!! Segunda-feira, plis !!!
página 31 ~
1.
TABELA:
Massa Contida em 1 cm³ (G) //
Água: 1 / 1
Álcool: 0,888 / 0,888
Alumínio: 2,777 / 2,777
A.)R. Densidade
B.) R. (água-1/alcool=0,888/aluminio=2,777)
C.) R. Não, porque não vai dar a densidade média
D.) E a quantidade de substância em cm³
Atividade 3
1. R. Solubilidade é a capacidade que ele tem de dissolver o soluto.
2. A.) R. Sim, porque quando aumenta a temperatura aumenta a solubilidade.
B.) R. Água e Solvente. Sal e Soluto
3. R. Soluto: É o que esta sendo dissolvido.
Solvente: Onde se dissolve mistura homogenea
Mistura homogenea: Uma coisa não visivel hoterozenea = visivel a olho nú
Lição de Casa
1. A.) Sim pois na medida que se aumenta a temperatura, aumenta a solubilidade
B.) Gráfico
C.) mais ou menos, 85 gramas
D.) 120 g, porque com a linha de inclinação do grafico podemos visualizar o valor.
O que eu aprendi....
( resposta pessoal ) { eu não respondi } =D
(...)
gente colocam a resposta da pag 30 por favor !
Obrigada!
Pessoal por favor colocam a resposta da pag. 43 ate a 46 Por favor....
pag 42 ate a 45 por favor gente
pra segunda
tem como?
preciso da página 37 e 39 por favoooooor :(
GENTE POR FAVOR EU PRECISO DAS PAGINAS 37 ATE A 39 POR FAVOR
É PARA NOTA...E PARA QUARTA FEIRA
BRIGADOOO
pág 37
1. 14 ml
2.96ml-alcool
4ml - agua
3.não
respotas da pagina 37 inteira
GENTE RESPOSTA DAS PAGS 42,43,44,45,46
URGENTE
pág 37 [CORRIGIDA]
4. o processo de separação do alcool e da água é a destilação. A propriedade é a temperatura de ebulição
5.o processo para separar o alcool da cal hidratada é a destilação e as propriedades são: temperatura de ebulição e a solubilidade
6 . sim. CaO+H2O -> Ca(OH)2 + E
PUTTS adoreii as respostas gente valeeo mesmoo Beijoss .. :)
Gente por favor eu preciso da página 29, 30 e 31 para 2ª feira, e é pra nota ... por favor ! Meu professor além de LOKO é gago ... então, é impossivel fazer ;(
Gente muito obrigada :*
Pág. 29
4. Não, porque no grafico nenhuma substância nessas determinadas temperaturas ocorreu a fusão.
Pág. 30
a) Os resultados seram fiferentes podendo ajudar a destingui-las.
b)Não sei!
a) Aquecidas, porque o ponto inicial é de 25ºC até chegar em 80ºC.
Pág. 31
b)Diferentes, porque um esquentou mais rapido que o outro.
c)As duas são válidas, pois não vimos qual foi a quantidade, nem como foi esquentada.
Espero ter ajudado!
Preciso das páginas 39, 40 Urgente!!
pq 39 por favor
pág. 37
1- 100- 14 100.86=14x
x- 86 8600=14x 8600:14=x
x=600 ml.
2-4% de agua
3- pois seria o conhecido alcool adulterado, que contém mais agua do que alcool.
4- pelo processo de destilação
5- adicionando cal virgem ao alcool
6- sim, desidratação do alcool
gente eu preciso urgente da página 39 até a pág. 45 pra quinta - feira 21-05-2009 please!
preciso da pagina 39 pessoal, alguem pode me passar????
por favor pra amanha....obrigado pessola...
eu S2 esse blog....^^
alguem em a pagina 23 todas as respostas
OLA PESSOAL,ESTOU PRECISANDO URGENTE DA PAG.39,POR FAVOR É PRA NOTA...BRG
Peitinhuuuu...
eu preciso da 1 da pag 27,a 2,3a b c da pag 28 ....a 1,2,da pag 29 a,b......e a 3 a da pag 30....
por favor me ajudem.......
preciso da questão 2 da pagina 15.
Por favor..
Gente preciso da pag: 42 a 46 Obrigada desde já! ^^
pag 42 a 46 por favor!
Por favor gente pag 42 a 46
iae pessual beleza muito obrigando
pela respostas s2
iae val sua foca firmeza mlk doido suave na nave perdedo na neve de boa na lagoa
passa a pag 27 ai pessoal
olaaaaaaa por favor me ajudem a resolver da pag 25 ate a 30
fico aguardandooo brigadooooooooo
nossa impresionante mesmo esse blog
ei alguem ja terminou esse primeiro caderno!!!!
pagina 41 à 46 por favor
Oii...Por favor eu preciso do exercicío 1 da página 39 até domingo a tarde.será que alguém que saiba esse exercicío poderia postar um comentário com a resposta? Tank you!
Preciso urgentemente das páginas 27,28 e 29 até segunda-feira de manhã... se alguém souber...pelo amor de Deus post aqui
oppaaa e ai galera essa respota da pag 18
atividade 3
sala de aula
1=quando a a transformaçao pode ser revertida
2=irrevertivel quando a transformação nao se reverte
3=classificação
revertivel
irrevertivel
irrevertivel
irrevertivel
irrevertivel
lição de casa
1= queima de uma vela é instantanea o amadurecimento de legumes e o amadurecimenti de frutas .o que nao é instantaneo o cozimento de um ovo
2= tabela
3=dois fenomenos citados ou indicaria como revertivel a queimada do carvão e o aquecimento do calcario e a produção de ferro
pág 16
1- Sulfato de cobre pentaidratado --> branco sulfato de cobre -- > gotas de agua e o branco voilta a cor azul do sulfato de cobre pentaidratado
pag 17
2- a mudança , o solido branco torna- se azul indicando q houve uma transformação quimica
3- Sim , pq ocorreu uma mudança de cor , reagente sulfato de cobre penta hidratado
4- Fenomeno endotermico - sulfato de cobre pentaidratado- Fenomeno exotermico - hidratação do sólido resultante
5 -a) Elas representam graficamente uma reação quimica
B) CUSo 4. 5H.2o + ENERGIA -> CU So4 + ÁGUA .CU So + ÁGUA -> cU SO4 - SH 20 + ENERGIA
pessoas pagina 39
A primeira etapa é colocar a mistura sólida na água fria, de modo a dissolver o NaCl, a segunda etapa é colocar a mistura em água quente para obter a dissolução do AbCl 2, e a sobra será AgCl. Para obtenção dos outros sais basta a evaporaçãoda água
Roonaldoooooo!!!!!!!!!!!!!!
pessoas a pag 39 plis
bjss
ninguém feez a pagina 27 ??
:X
pg 27 por favor
por favor passa a resposta,das paginas 42 ate a 46!!!!!porfavor e pra amnha dia 04 de junho!!!ajuda ai pessoal,por favor!!!!
por favor preciso das págs 41 ateh a 46 por favor... urgenteee
Gentee precisavaa daas pags 42 ate 45 ! Podeem me ajhudar .. !? tenhu qe entrega amanhaa cedoo ! Vaaleeoo
- eu quero a página 42 a 45.por favor!
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