Ensino médio

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Língua Portuguesa 3º ano

Caderno do aluno
ensino médio 3ª série
volume 1 - 2009
Português


61 comentários:

Kaio disse...

Pág. 7

Ex. 5 - A ênfase, porque ela está ordenando o projeto.

Ex. 6 - Resposta (II)

Ex. 7. A - Resposta (I)

Ex. 7. B - A diferença está na presença do artigo.

jefferson disse...

Pág. 13
Ex. 1

Respostas:
(E)
(D)
(A)
(B)
(C)

Pág. 15
Ex. 4

(F)
(V)
(V)
(V)

Ex. 5

(B) - Apenas II e III.

Anônimo disse...

Vocativo

Ex.1

Pg.07

1.Termo
2.Oração
3.Separação
4.Enunciador
5.Dirige
6.Substantivo

Anônimo disse...

Galera...só tem essas paginas? Essas paginas eu ja tenho respondida ué...hehe beijos coloca todas as respostas ... =)

Anônimo disse...

Pag 24
2)
Pag 25
a) V,F,V,F
b) porque Drummond faz uso de elementos que caracterizam os nossos dias, mas que iniciaram o séc XVI (capitalismo) e fizeram parte do séc XIX (poeta parnasiano)

Camila disse...

Pág 3

Respostas pessoais

1. Não. Dependendo da pessoa e da situação nem sempre é melhor dizer o que se pensa.

2. Sim. Existem pessoas que temos que dirigir-se mais respeitosamente: pai, mãe, professor, chefe, diretor etc. Por se não sofreremos consequências.

3. Sim. Existem pessoas que não aceitam opiniões das outars isso gera, conflitos principalmente no, trabalho com o chefe e até com os colegas de trabalho.

4. Em seu ambiente profissional você deve usar uma linguagem mais culta. Não se deve, falar gírias como se estivesse falando com os amigos.

5. Não. Não se basta apenas escrever bem você também deve falar corretamente.

6. Sim. Por exemplo você não pode tartar seu chefe como trara seus amigos.

LIÇÃO DE CASA (Pág. 4)

1. A) paje, enrigecer, viajar, laranjal, viagem, vestigio, granja, pagem, fingir, despejar, ferrujem, ultraje, coragem, reger, canjica, laje, relogio, refugio.

B) cremosa, portuguesa, pobreza, limpidez, burguês, realizar, analisar, marquês, avisar, cinzeiro, cafézal, organizar, vaidoso, camponesa, trombose, causa, coisa.

2. Para se diferenciar uma palavra da outra na escrita.

Anônimo disse...

Pág. 16

Lição de casa

1. Complete o quadro esquemático abaixo a partir dos exemplos presentes em "Diretora aprofunda sua Linguagem poética":

[Contextualização]
[Tese]
[A partir de uma situação dramática forte - um amante que atravessa a metrópole em busca da amada, com quem discutiu ao telefone]
[Comparação do argumento 1]
[Argumento 2]/[A viagem de Heitor em busca de Lúcia é mais musical do que geográfica.]
[Não é um filme perfeito,e nem poderia, em se tratando de uma obra de risco.]/[O mesmo vale para o recurso excessivos aos "Flashbacks", que em alguns momentos quase afroxam a tensão do releto.]
[Conclusão]

Anônimo disse...

Pag. 25

a)

(V)
(F)
(V)
(F)

b) Ele cita os problemas do mundo, colocando o capitalismo em seu principal objetivo.

Amanda disse...

Página 26

Mario de Andrade - Caracteristicas:Teve um papel decisivo na implantação do modernismo no Brasil.O que mais impressiona em Mario de Andrade é a capacidade de conciliar em plena euforia da destruição dos primeiros embates modernistas.

Manuel Bandeira - Caracteristicas:Compõe juntamente com Mario de Andrade e Mario de Andrade, a tríade maior da primeira fase modernista, responsável pela divulgação e pela solidificação do movimento em nosso país.

Oswald de Andrade.

Carlos Drummond de Andrade - Características: proclama a liberdade das palavra, uma libertação do idioma que autoriza modelação poética a margem das convenções usuais. Acentua-se a libertação do ritimo mostrando que não depende de um mito fixo.

Cecília Meireles - Características: Embora vivesse sobre influência do modernismo, apresentava ainda em sua obra, heranças do simbolismo e técnicas do classicismo,gongorismo, romantismo, parnasianismo, realismo e surrealismo; razão pela qual sua poesia é considerada atemporal.

Anônimo disse...

Pg. 06 Ex.03

Seu Raimundo.

Tudu bem? No fechamento da lanchonete, promovi uma reuniçao com os funcionários. A equipe dos atendentes não estava motivados. Dei algumas orientações sobre como atender melhor os clientes. Pelo menos um terço da equipe apresentava problemas fáceis de solucionar.
- Primeiro, é importante um sorriso no rosto do atendente.
- Segundo, deve-se usar, sempre, "obrigado" e "por favor".
- Terceiro, em todas as ocasiões, boa educação, mas nós não precisamos ser mal educados.
Espero que tenha gostado.
Seu Raimundo, o Senhor é ótimo.
Zeca.

Anônimo disse...

Gente preciso das outras páginas o mais rápido possível, por favor me ajudem.. bj*

CAMILA disse...

LIÇÃO DE CASA

Pág 9
1.
Sá:
Tudo bom? Fui almoçar meio dia e meia. Volto ás duas e meia. Tenho dois recados urgentes pra você:
Inicialmente, o seu Euclides ligou e pediu pra você, cancelar a passagem dele para Goiânia. É que a mulher dele está doente e ele decidiu não ir mais.
Segundo, sua mãe disse para você ligar pra ela, mais até ás duas e meia.
Muito amor e paz pra você!
Beijos
Rita

2. a) Paulo me matou. Lúcia não chore, por mim.

b) Lucia me matou. Paulo não chore, por mim.

Camila disse...

Pág 11

1. Ela exige que você tenha entendido o texto e a charge, para poder confrontar as informações dos dois.

Pág 12

2. letra E

Camila disse...

Pág 14

3. Uma aproximação maior com o filme. Por que afinal é isso que uma resenha faz.

Pág 15 e 16
Já postaram acima

Pág 17

2. Bilhete:

Dina,
Se alguém, perguntar por mim dizz que eu fui almoçar. Caso eu demore, é por que resolvi passar naquele cliente , o Sr. Guido. Lembra? Aquele de ontem que eu estava ocupada e por isso não pude atende-lo.
Beijos,
Marialva

Anônimo disse...

Gente manda as paginas 16,17,18,19,20,22,23,27,30,32,33,34,35,36,37,38 e 40 para ate quinta obrigado

Camila disse...

Da pág 16 até á 26 tema aqui o resto ainda vamos postar.

Anônimo disse...

Preciso das paginas 27 e 28!! Alguém me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

Alguém poderia me ajudar com as páginas 22, 23 e 27.
Obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

alguem por favor colocaaa a pagina 16e 17 por
favor porque naum estou entendendo essa que estaa ai .... obrigadooo

Anônimo disse...

pág 17
(argumento 2)a viagem até geografica no texto da pa´g 14)
(não ,até disso no texto da pág 15 )(exemplo1)(o mesmo ,até relato no texto 15tb)(conclução)
AS respostas estão corretas pois a prof? corrigiu

Anônimo disse...

pág 16
O cinema:(contextualização )em A VIDA LÁCTEA:.(tese)resumo:Apartir de uma até telefone do texto d pág 14)argumento 1:(comprovação do argumento)

Anônimo disse...

Meus queridos preciso da página 23 e 27 me salvem, esses cadernos deixam qualquer um stressado.......

Renan disse...

PÁGINA 9 e 10

1)R: Samantha
Tudo bem? Fui almoçar. É meio-dia e meia. Volto duas e meia. Tenho dois recados urgentes pra você. Inicialmente, o seu Euclides ligou e pediu para você cancelar a passagem dele, esta doente e ele decidiu não ir mais.Dois, a tua mãe disse que é pra você ligar pra ela, mas até as duas. Que o amor a paz encham você.
Beijos, Rita

2)a)R:Lucia, matou-me Paulo. Não chore por mim beijo.
b) Lúcia matou-me Paulo, não chore por mim, beijo

PÁGINA 11 e 12
1)R: Espero algo para descobrir a diferença entre o texto e a charge e que eu marque a alternativa com a conclusão correta

2)R: E)

PÁGINA 13 e 14

1)R:(e)
(d)
(a)
(b)
(c)

2)R:a) alternativa
b)possibilidade
c)oposição

3) Espero que ele fala o filme " A Via Láctea"

Renan disse...

PÁGINA 15 e 16

4)R:F
V
V
V

5)R:B

6)R:1°resenha
2°contextualização
3°tese
4°resumo
5°argumentos
6°contra argumento
7°exemplo
8°conclusão
9°nova tese

PÁGINA 16 e 17LIÇÃO DE CASA

1) 1°trexo final
2°opiniao
3°resumo a partir de uma situação dramática fate-um amante
4°comprovação de argumento 1
5°argumento 2
5°[2]a viagem de heitor em buscar de julia ( Alice Braga) é mais musical do que geográfica
6°Não é um filme e nem poderia ser tratado de uma obra de risco
6°[2]exemplo 1
7°o mesmo vale para um recurso excessivo aos "feash backs" que em alguns momentos quase tensão do relato
8°conclusão

Anônimo disse...

Pag 12.
(cont.) do texto
letra A

Pag.13
1.
e
d
a
b
c

2.
a)Alternância
b)Condição
c)adverso

Tabela da Pag 27.

Parnalianismo(br)
maco inical : final do séc. XIX
Termino: inicio do séc. XX

Principais autores: alberto liveira, manuel bandeira, olavo bc,raimundo correa, vicente de carvalho.

principais caracteristicas do moviemnto: rejeulinguagem coloquial do romantism e valorizou o cuidado formado poema

_____________________________________________

simbolismo

Pricipais caracteristicas: Enfatiza o subjetiismo . Despreza a palavra exata a descrição objetiva e explora poder de sugestão da linguaguem


______________________________________________-
---------------Brasi-------------- Portugal
Marco inicial 1993 -----------------1890
termino-inicio do modernismo-------- inicio do modernismo
-------------------?Brasil-------------Portugual
Principais autores:Cruz de Souza(sc)--- camilo pessanha

Anônimo disse...

Por favor alguém pode me ajudar na pág 19 please ?

Anônimo disse...

Pág 18 por favor

Anônimo disse...

gente por favor ai!!!!!!!!!!!!!!!!

preciso das paginas 28 e 29 eh uma merda de projeto alguem teimm????

por favorr!!!!!!!!!!!!!!

desde jah agradeço a ajuda ai...valeu... bjoss

Anônimo disse...

pag 18,19 e 20 por favor urgenteeeeee

Anônimo disse...

valeuuuu genteeee !!!

Anônimo disse...

Pagina 18 e 19 Por favor!!

Anônimo disse...

OI TUDO BEM PRESCISO DA PAG. 33 DE LINGUA PORTUGUESA ATÉ AMANHA GOSTARIA QUE VCS ME AJUDASSE


OBRIGADA
BJOooOOOO

Luis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Kdê o pessoal que colocava as resposta?
Tô precisando das paginas 19,20,22,23,32,33,34,35
coloca ai alguem
Por favor !!!

ronielson012 disse...

Pág 3

Respostas pessoais

1. Não. Dependendo da pessoa e da situação nem sempre é melhor dizer o que se pensa.

2. Sim. Existem pessoas que temos que dirigir-se mais respeitosamente: pai, mãe, professor, chefe, diretor etc. Por se não sofreremos consequências.

3. Sim. Existem pessoas que não aceitam opiniões das outars isso gera, conflitos principalmente no, trabalho com o chefe e até com os colegas de trabalho.

4. Em seu ambiente profissional você deve usar uma linguagem mais culta. Não se deve, falar gírias como se estivesse falando com os amigos.

5. Não. Não se basta apenas escrever bem você também deve falar corretamente.

6. Sim. Por exemplo você não pode tartar seu chefe como trara seus amigos.

LIÇÃO DE CASA (Pág. 4)

1. A) paje, enrigecer, viajar, laranjal, viagem, vestigio, granja, pagem, fingir, despejar, ferrujem, ultraje, coragem, reger, canjica, laje, relogio, refugio.

B) cremosa, portuguesa, pobreza, limpidez, burguês, realizar, analisar, marquês, avisar, cinzeiro, cafézal, organizar, vaidoso, camponesa, trombose, causa, coisa.

2. Para se diferenciar uma palavra da outra na escrita.

Jéssica disse...

pág.:06
03)A.Quando comete um crime.
B.A "solução" de um problema ou até mesmo justiça.
04)a. Juíz simples
b. Juíz mais clássico
05) Um juíz

Jéssica disse...

pág.:23
1)a. A lua simboliza a luz e na verdade é o satélite natural da Terra.
b. Um texto romêntico que expresse um sentimento.

pág.:22
2)a questão B é que vai ser usada por Rebeca, porque a reação da professora para Rebeca foi inesperada.

Gii disse...

Gente minha apostila já está completa, se alguém estiver precisando de algo, só avisar.

Anônimo disse...

Oie Eo preciso da pagina 18,19 e 20 se alguem puder me ajudar !!! BiiigadOo~> BjinhOOs

Anônimo disse...

PRECISO A PAG 26 ATE 39!!!
ME AJUDEEEEEEEEEEEEEEEM!!!

Anônimo disse...

Por favor a pagina 27 ... agradeço a atenção

Anônimo disse...

preciso da pagina 32 33 34 35 36 37 agradeço a ajuda

Anônimo disse...

Preciso da pag 8 Exercicios 2 e 3 Por favor!!!

Anônimo disse...

preciso da pag 40 por favorr

Anônimo disse...

Preciso da pag 6 e 8 Exercicios 2 e 3 Por favor!!!

Anônimo disse...

Preciso da pág.28 e 29 se alguém já fez essa antologia me ajuda Por favor?

ronielson012 disse...

Página 26

Mario de Andrade - Caracteristicas:Teve um papel decisivo na implantação do modernismo no Brasil.O que mais impressiona em Mario de Andrade é a capacidade de conciliar em plena euforia da destruição dos primeiros embates modernistas.

Manuel Bandeira - Caracteristicas:Compõe juntamente com Mario de Andrade e Mario de Andrade, a tríade maior da primeira fase modernista, responsável pela divulgação e pela solidificação do movimento em nosso país.

Oswald de Andrade.

Carlos Drummond de Andrade - Características: proclama a liberdade das palavra, uma libertação do idioma que autoriza modelação poética a margem das convenções usuais. Acentua-se a libertação do ritimo mostrando que não depende de um mito fixo.

Cecília Meireles - Características: Embora vivesse sobre influência do modernismo, apresentava ainda em sua obra, heranças do simbolismo e técnicas do classicismo,gongorismo, romantismo, parnasianismo, realismo e surrealismo; razão pela qual sua poesia é considerada atemporal.

Anônimo disse...

alguém por favor pag. 22/23 prq a q esta postada esta incorreta ! vlw

Anônimo disse...

Pag.22

"Com a ajuda do professor,elaborem,em conjunto,um paragrafo ..."

Resposta:

É o movimento em que o artista deseja romper com toda a tradição anterior,ansiando por uma corte se heranças do passado. Surgida em 1922 com a "Semana da Arte Moderna" . No Brasil, se entende-se por modernismo os seguintes moveimentos: Simbolismo,Pré-Modernismo e Modernismo.

Lição de Casa
1.A)Inseparavel-Ingratidão,sem ênfase, ficaria apenas como uma companheira,que não fazia questão de nada, não seria inseparavel, uma coisa que fica grudada a ele.

B)Pessoal (em sua opinião)

By ALASKAPRINCE

Anônimo disse...

pag:33

4)A. Barata Fliti, Autor: Fernando Gonsalves
B. No segundo quadrinho.
C.No ulitimo quadrinho.

Anônimo disse...

gente, eu ja acabei o caderninho, até a antologia que está lá ja fiz...... manda um email se precisarem...

jessica.rocha@daejundiai.com.br
ou
jessicaivany@yahoo.com.br

Bjus

Anônimo disse...

Gente eu preciso da pagina 34 e 35 !!!

Dâmaris disse...

eu fiz o projeto da página 28 mas é muito grande pra postar aqui quem se interessar eh soh entrar em contato no meu email damarisvanzeli@hotmail.com

Cintia disse...

eu preciso da introdução da pagina 28 , alguem me ajuda ?

Anônimo disse...

INTRODUÇÃO DO TRABALHO DA PG 28!

Durante a primeira fase modernista, os escritores fazem uso dos versos livres e abandonam as formas fixas, como o soneto. A liguagem coloquial é recorrente, assim como a ausencia de pontuação. Combatem valores tradicionais, valorizam elementos do cotidiano e do progresso, reesvrecem textos do passado, com lirismo ou parodiando-os, as linguagens da poesia e da prosa aproximam-se, são empregados períodos curtos e utiliza-se a metalinguagem.

[obs: com essa introdução acredito que ficará mais fazem de concluir no final...pois como toda conlusão é a continuação da introdução... Então apartir dos poemas, cronicas, dos 10 autores..fik facin facin..^^] espero ter ajudado!

Anônimo disse...

alguém pode me ajudar om as paginas 34 e 35

Cintia disse...

Muito obrigada, voce me ajudou muito ! :)

Cintia disse...

no momento nao fiz a pagina 34 e 35 , assim que termina eu passarei :)

Jack disse...

obrigada galera pelas respostas ...valeu..

Anônimo disse...

2-a)Desenhos de crianças,como heroi,rei,princesa,briquedos,pião além do nome da música.

b)matinês,juiz,nua,canhões,batalhões,noiva,rock,alemães.

c)se obtem um efeito de romance,amor,faz de conta,mágica,conto de fade.

d)(não sei essa desculpa)

e)não,ser morderno é atual
fashion=sempre estar da moda
PAG 33
3- textos
verbal
visual
sequencia
informal

4-a)barata fliti
autor:fernando gonsales

b-no segundo
climax:qnd a barata olha estranho
efeito:suspense

C-no ultimo quadrinho

Anônimo disse...

alguem tem as respostas da apostila do 2°bimestre ate a pag 15