Ensino médio

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Geografia 3º ano

Caderno do aluno
ensino médio 3ª série
volume 1 - 2009


Geografia

74 comentários:

paulo disse...

Geografia 3° ano Pags. 6,7,8,9..

1) Não , porque num determinado mapa apenas alguns fatos são mostrados , enquanto inumeros outros são deixados de lado . O criterio utilizado p/ elaboração desse mapaa foi : a divisão do mundo em continentes , em hemisferios norte e sul !

2) Foi o de nascidos vivos . Não porque p/ dividir as regiões em vegetação devemos ter uma base das divisões dos continentes e a taxa foi dividida através da taxa de natalidade para descobrir a taxa de mortalidade infantil

3) *Clima ; * Regiões desenvolvidas ou subdesenvolvidas ; * Vegetação; * Relevo; * PIB

4) Regionalizar um determinado espaço geografico significa dividir ou agrupar suas partes e regiões de acordo com caracteristicas comuns .

5) Os critérios são :

* Por continente , * de acordo com os aspectos físicos ou naturais ,
* de acordo com os indicadores sociais , como a taxa de mortalidade infantil ;
* Em país pobres e ricos
* Nível de industrialização dos países


Pag . 8 ( lição de casa )

1) regionalização do espaço mundial divulgada pela midia , procedentes de criterio utilizado pelo Banco Mundial e pela progrania das Nações Unidas para o desenvolvimento ( PNUD )
Trata-se portanto , de sugerir estrátegicas para a compreensão das principis , formas de divisão e agrupamentos dos paises dos mundos com base na indicação do nível de desenvolvimento dos paises . São utilizados nas estaticas divulgadas pelo Bando Mundial .

Pag . 9

2) O criterio adotado que inclui a famosa divisão entre " norte" países ricos , desenvolvidas " e Sul " países pobres , em desenvolvimento , que expressa uma das formas mias conhecidas de ver a distribuição de riquezas de plantas a partir do processo de concentração ...

lucia disse...

Pag 11

Esses Números é o que chamamos de IDH. Para calcular ele considera-se; o nivel de educação, saúde e renda per-capita de um país. Ele é medido numa escala que vai de 0 a 1.


Pag 14

A-) Mundo: Indicie de Desenvolvimento Humano (IDH) 2004.

a B é meio grande, pois é um textinho.
B-) O Brasil tem uma econômia na média, pode melhorar. Alias... tem que melhorar.
Comparando com a Argentina, ela tem um PNB maior que o nosso, mas vale lembrar que o BNDES hoje tem que tomar cuidado para não levar calote no financiamento de mais de 30 aeronaves Embraer-195 para a Aerolineas Argentinas que é uma estatal da Argentina.
Mas comparando com o resto da América Latina o Brasil está bem econômicamente falando (apesar da renda per-capita estar mal dividida).
A América Latina hoje apesar de conter só países de 3º mundo, tem econômias sólidas, porém perde para América do Norte e União Européia (exceto Portugal).




Bom gente... esse texto eu que criei, e tirei 7 com ele e a resposta da A (essa lição pra mim valeu nota)... espero que ajude vocês.

Anônimo disse...

Página 15
1-PIB horizontal
1-PNB vertical
2-BIRD horizontal
3-Regionalização vertical
4-Rendapercapita horizontal
5-PNUB vertical
6-IDH horizontal
Espero ter ajudado alguém Boa sorte Odette

Barbara disse...

página 16

a)Os páises do norte emitem o dioxido de carbono por que eles possuem mais industrias do que os páises do sul.

b)Os páises do norte principalmente os E.U.A emitem atraves da suas industrias o dioxido de carbono e não assinou o protocolo de kioto páis eles não querem fechar suas industrias por isso que os páises do sul então entrando em conflito com os páises do norte

Barbara disse...

desculpa pessoal o de cimaa é a pagina 19

Anônimo disse...

AAAAAAAAAAAA EU AMO A INTERNET.
SÓ NUM PEGO AS RESPOSTAS DE GEOGRAFIA PQ A MINHA PROFESSORA ACHA ESSS LIVRINHO UM PE NUM SACO, E JA PASSA A RESPOTA DO LIVRO DO PROFESSOR PRA GENTE .
MESMO ASSIM ESS BLOG ESTA DE PARABENS CONTINUEM FANZENDO TROCA DE INFORMAÇOES AE.
ATÉ

Anônimo disse...

Página 21

1- Dados de migraçoes para todo o globo. As setas indicam de onde se sai e para onde se vai, sendo sua "grossura" equivalente ao numero de imigrantes.

Anônimo disse...

Já que sua professora é tão Boa assim Ajude nós tbm passe as respostas p nós que estão faltando Obrugaduuuuuuuuuuu

Anônimo disse...

Amigos por favor a continuação página 21 e o restante quem tiver VCS são 10 Valeuu!!!!!

Anônimo disse...

pag 21 cont...
2-A)Não os imigrantes continuam sofrendo siscriminações como nos ultimos tempos,sendo obrigados a voltar ao seus paises,as vezes até sendo presos e impedidods de entrar no país

B)Na Europa inteira a uma grande democraciaque implica com todos os estrageiros que imigram para o país,a maioria das vezes são obrigados a ficar presos sem volta a seus países,dão deportados ou são impedidos de entrar na Europa.

C)Tudo que temos são de culturas e paises diferentes,e por que temos que discriminar os imigrantes que vem aos nossos países,sendo que todos somos iguais e sempre dependemos do visinho "estrangeiro"para ter nossas coisas ou até mesmo para manter nossa religião.

espero ter ajudado ^^

Anônimo disse...

ae voH tira deIz dI caRderno

Anônimo disse...

amigos por favorquem tiver 22,26,27 Vc são mesmo DEZ Valeuuuuu Obrigaduuuu

Unknown disse...

Pag 22

Caçã Palavras

AID
emigração
imigração
xenofobia
kyoto

Esta ai..

Pessoal me passas as pag 26,27 e 28 é urgente..

Anônimo disse...

valeu pessoal vcs são demais
esses livros só dão dor de cabeça

Anônimo disse...

Pág 26
Bipolaridade-O mundo dividido nas potências, EUA e URSS de um lado ficando a Europa Ocidental e dou outro a Oriental, ou seja, socialismo e capitalismo. Multipolaridade= É caracterizada por mitos pólos principais, sendo utilizado nos dias atuais; com a firmação do capitalismo, surge os EUA como super-potência acompanhado pela União Européia, potência asiáticas e os blocos econômicos

Anônimo disse...

Pag 26
2) O mundo em que vivemos atravessa um processo de regionalização e globalização, sendo acompanhado pelo avanço da revolução científico-tecnológica, pela democratizaçaõ crescente da sociedade e pela constituição dos blocos geo-culturais, formando assim a integração entre os paíese e fortalecendo a união desses blocos econômicos (Nafta, Alca, Mercosul, UE, Asean e Apec).
3) Os EUA é uma potência monopolar, devido sua grande influência política, econômica, militar e cultural sovbre o mundo, juntos com outros países desenvolvidos; porém não podemos considerá-lo uma potência unipolar, pois mesmo com sua grande influência, ele não tem o domínio único do mundo.

Anônimo disse...

Pag 32)E
Pag 33
a) Não, pois esse tipo de divisão mostra a visão européia e não ajuda a compreender o mundo e sua atual regionalização, pois sua visão é única e limitada, sendo uma definiçaõ européia.
b) Um exemplo é a divisão regional por vegetação, nela observamos o mundo sendo dividido por relevo, clima, vegetação e aspectos geográficos; generalizando a vegetaçao mundial.

Anônimo disse...

Pag 34
Em relação ao IDH dos paíese de alto desenvolvimento humano, o Brasil se encontra em uma posiçaõ favorável, pois seu IDH está num valor aproximand0 a ese grupo, m ostrando que a taxa de alfabetização e a expectativa de vida da poppulação brasileira se encontra na média mundial em relação aos países de alto desenvolvimento humano.

Anônimo disse...

Pag 35
b) Mesmo pertecendo ao conjunto América Latina e Caribe, o IDH do Brasil é inferior, uma diferença mínima comparando ao conjunto.
a) Os indicadores que compõem o IDH são: PIB per capita; grau de secolaridade e expectativa de vida. O IDH varia de 0 a 1, qunato mais próximo de 1, maior a qualidade de páis e vice-versa.
b) Essa região é considerada uma das mais pobres do mundo, apresentando sérios problemas econômicos e socias, os paíese que fazem parte dessa região ocupam as piores posições no ranking do IDH, pois a renda per capita é inferior aum dólar por dia, e o analfabetismo atinge mais da metade da população adulta.

Anônimo disse...

Pag 36 - E
Pag 37
6-a) Sim, pois as transações economicas só ocorre entre os blocos economicos desenvlvidos, aonde os demais países se tornarem fornecedores de materia prima e mão de obra barata.
8- E

Anônimo disse...

Ooo Pessoal me ajuda a responder a página 31 pleasee...

Valeu...

Anônimo disse...

Amigos página 37 n-07 letra (a)
n-08 pág 37 e 38 letra (d) já está corrigida pelo professor só falta a letra "b" pág 37 quem tiver por favor Obrigada !!!!

Anônimo disse...

Por Favor quem tiver pág 28 e 29

Anônimo disse...

pag 37 ????

Anônimo disse...

b da 37 plzzzzzzzzzzzzz

Anônimo disse...

37????

Anônimo disse...

Pág 37
exercício 07 letra(a)
exercício 08 letra(d)coretas I,II,e IV

Anônimo disse...

exercicio 6 ?? pag 37

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Amigos por favor a continuação página 27 página 28 29 ea 30 quem tiver VCS são 10 Valeuu!!!!!

Unknown disse...

ótimo trabalho galera
fico feliz sendo que ainda se tem pessoas que pensam nas outras ;)
brigado

Anônimo disse...

Valeu ai galera tá ajudando pra caralho xD

Anônimo disse...

Pag 37
B)União Européia,esse bloco se apresenta em um estagio mais evoluído e consolidado entre todos os blocos e o Mercosul, no qual o Brasil está inserido e sua formação e desenvolvimento afetam diretamente na economia e política do país.

Anônimo disse...

FAvor quem puder ajudar com as paginas . 28 , 29 e 31 ..
AgradeçO..

ronielson012 disse...

Um homem que não pensa por si mesmo, definitivamente não pensa!!!

ronielson012 disse...

Pag . 9

2) O criterio adotado que inclui a famosa divisão entre " norte" países ricos , desenvolvidas " e Sul " países pobres , em desenvolvimento , que expressa uma das formas mias conhecidas de ver a distribuição de riquezas de plantas a partir do processo de concentração ...

ronielson012 disse...

Pag 35
b) Mesmo pertecendo ao conjunto América Latina e Caribe, o IDH do Brasil é inferior, uma diferença mínima comparando ao conjunto.
a) Os indicadores que compõem o IDH são: PIB per capita; grau de secolaridade e expectativa de vida. O IDH varia de 0 a 1, qunato mais próximo de 1, maior a qualidade de páis e vice-versa.
b) Essa região é considerada uma das mais pobres do mundo, apresentando sérios problemas econômicos e socias, os paíese que fazem parte dessa região ocupam as piores posições no ranking do IDH, pois a renda per capita é inferior aum dólar por dia, e o analfabetismo atinge mais da metade da população adulta.

ronielson012 disse...

Pag 34
Em relação ao IDH dos paíese de alto desenvolvimento humano, o Brasil se encontra em uma posiçaõ favorável, pois seu IDH está num valor aproximand0 a ese grupo, m ostrando que a taxa de alfabetização e a expectativa de vida da poppulação brasileira se encontra na média mundial em relação aos países de alto desenvolvimento humano.

ronielson012 disse...

Pág 26
Bipolaridade-O mundo dividido nas potências, EUA e URSS de um lado ficando a Europa Ocidental e dou outro a Oriental, ou seja, socialismo e capitalismo. Multipolaridade= É caracterizada por mitos pólos principais, sendo utilizado nos dias atuais; com a firmação do capitalismo, surge os EUA como super-potência acompanhado pela União Européia, potência asiáticas e os blocos econômicos

Anônimo disse...

pag 37 exercicio 7 resosta a

Anônimo disse...

gente tentem fazer sozinhos pois estão no ultimo ano como vai prestar vestibular? sem saber nada?

Anônimo disse...

essa resposta ta mesmo certa da pag 26 exercicio 2 ta com palavras muito dificil entende?

Anônimo disse...

preciso urgente da pag 31 ok?

Anônimo disse...

Iaee quem tiver as pag.28,29,31 respondidas passem ae ...agradeço

Anônimo disse...

Amo vcs

[KKKKKKKKK]

Anônimo disse...

pág 28?

Anônimo disse...

adoro tudo na internet principalmente as respostas do livrinho de geografia.

Anônimo disse...

preciso da pagina 31

urgenteee

Anônimo disse...

ai preciso da pagina 12

Anônimo disse...

*_*

Anônimo disse...

pag. 34 ~A
O Brasil se encontra em um bom patamar, pois se mantem perto aos paiss de alto nivel de desenvolvimento humando, tendo assim, menos de 0,1 de diferencias dos próprios.


- *O.o|o.O* -

Anônimo disse...

Gente alguem tem a pag. 31...??? Por favor.

ronielson012 disse...

Pag 34
Em relação ao IDH dos paíese de alto desenvolvimento humano, o Brasil se encontra em uma posiçaõ favorável, pois seu IDH está num valor aproximand0 a ese grupo, m ostrando que a taxa de alfabetização e a expectativa de vida da poppulação brasileira se encontra na média mundial em relação aos países de alto desenvolvimento humano.

ronielson012 disse...

Pág 26
Bipolaridade-O mundo dividido nas potências, EUA e URSS de um lado ficando a Europa Ocidental e dou outro a Oriental, ou seja, socialismo e capitalismo. Multipolaridade= É caracterizada por mitos pólos principais, sendo utilizado nos dias atuais; com a firmação do capitalismo, surge os EUA como super-potência acompanhado pela União Européia, potência asiáticas e os blocos econômicos

ronielson012 disse...

Amigos página 37 n-07 letra (a)
n-08 pág 37 e 38 letra (d) já está corrigida pelo professor só falta a letra "b" pág 37 quem tiver por favor Obrigada !!!!

ronielson012 disse...

Pag 32)E
Pag 33
a) Não, pois esse tipo de divisão mostra a visão européia e não ajuda a compreender o mundo e sua atual regionalização, pois sua visão é única e limitada, sendo uma definiçaõ européia.
b) Um exemplo é a divisão regional por vegetação, nela observamos o mundo sendo dividido por relevo, clima, vegetação e aspectos geográficos; generalizando a vegetaçao mundial.

Gii♥ disse...

páginas 28 e 31, alguém tem???

Douglas Carvalho Silva disse...

Sei a resposta da pagina 31.
Palavras Cruzadas:
1 - União Aduaneira
2 - Mercado Comum
3 - União Monetária
4 - Essa possui um erro, para respondela você devera riscar o primeiro espaço dela e adicionar mais um ao final, depois disso basta colocar a resposta - Zona de Livre Comércio.
Até mais!!!

Anônimo disse...

Puts queria a pg 29!

Anônimo disse...

galeraaaaa me ajudou pacas aqui o/ msmo assim vou te qe estudar mais pro vestibular xD
aki ta da PAG.31 TA ERRADO UM QUADRADINHO NÃO SEI SE É SÓ O NOSSO CADERNO MAS EH ASSIM:Nº1:união aduaneira. Nº2:mercado comum. Nº3:união monetaria. Nº4(risca o 1º quadrado e faz um ultimo)zona de livre comercio. *espero ter ajudado* :*

Anônimo disse...

Pagina 28 e 29 ? S:

Anônimo disse...

alguem teria a resposta da pag 28 e 29?? preciso para amanha valeu ia gente abração

Anônimo disse...

gente tenho q entregar a meu caderno amanha e preciso da resp da 28.29.30 por favor me ajudeeem bjaum

Anônimo disse...

Eae galera, vlw pelas respostas, alguem ai tem das pag 28 e 29? Por favor só falta essas pag pra mim.

Se puderem me ajudar..

Anônimo disse...

^^ Obrigada!!!!!!

Anônimo disse...

Pagina 29.
A tabela
Militares- Forças armadas de cada pais;
Econômicas- Economia do pais.
Politicas- Democracia.
Tecnologicas- Telecomunicações.
Socioeconômicas- Economias sociais de cada pais;

.
A seguir é aquelas linhas enormes. xD

Pag 29
.
- Na teoria das relações internacionais, o termo nova ordem mundial tem sido utilizado para se referir a um novo período de regras no mundo político e no equilíbrio mundial de poder. É um conceito sócio-econômico-político que faz referência ao contexto histórico do mundo pós guerra-fria, quando ele passa a ser multipolar, começa a ter muitas potências.

Anônimo disse...

Página 28
.
- No mapa temos um gráfico ao lado esquerdo que mostra o crescimento do número de internautas de 1991 à 2006. Do lado direito temos uma classificação em cores, aonde mostra o número de internautas em 2005 em 100 por habitantes.

Unknown disse...

Salve 3°4 !!!
[muskito,Fredy e Bruno]
kkk

Anônimo disse...

pessoal me ajudem a analisar os dois mapas pag12 PIB e pg 8 PNB diferenças e comentarios obigado

Anônimo disse...

Meu isso me ajudo muito..
Vlw aii pelas respostas....da Pag 29...

Anônimo disse...

pag 35
pelo amor de deus

Aline disse...

PAGINA 29
CARACTERÍSTICAS DA NOVA ORDEM MUNDIAL.

MAIS DETALHADA EU PRECISO !

beijos
OBG.

PEA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pág 29

Os Estados Unidos era o país que se destacava e que estava na lideraança,sendo assim ocorre a guerra fria assim surge a nova ordem.
Após a guerra fria os países se destacavam mais,antes só se ouvia falar dos Estados Unidos e depois dessa guerra fria os outros países como a China,Japão começaram se destacar.


;)