Caderno do aluno ensino médio 2º série volume 1 - 2009
Física
125 comentários:
joana
disse...
Pagina 4
Roteiro 1
1-) Liste pelo menos 20 termos, processos ou situações que tenham alguma relação com calor ou com temperatura. Fogo, água, gasolina, álcool, blusa de lã, cobertor, gelo, gás freon, evaporação, condensação, fusão, explosão, dinamite, exercícios físicos, forno, fermentação, café, queimadura, gangrena, febre, termômetro, etc.
2-) Quais características dos elementos que você listou os associam a processos térmicos? Por exemplo, nossas mãos se esquentam quando as esfregamos, ou nossa pele molhada com álcool se resfria se a sopramos. O fogo aquece pela queima de combustíveis. A água pode ser utilizada como sistema de refrigeração retirando o calor dos corpos. A gasolina produz calor através de sua queima e explosão. O álcool esquenta o corpo quando o tomamos. A blusa de lã isola o corpo dificultando a troca de calor. O cobertor também. O gelo resfria roubando calor dos objetos nos quais está em contato. O gás freon retira calor de dentro da geladeira para realizar sua expansão e o devolve ao ambiente no condensador atrás da geladeira sob alta pressão. A evaporação é um processo natural da passagem do estado líquido ao gasoso ou vapor no qual há consumo/ganho de calor, e a condensação é um processo do estado gasoso ao líquido no qual há perda de calor. Na fusão o sólido passa para o líquido retirando calor do ambiente. A explosão é uma grande expansão de pressão e temperatura que ocorre em um pequeno tempo. A dinamite serve para provocar explosões. Os exercícios físicos geram calor pelo atrito e movimento dos músculos o que provoca um aumento da quantidade de calor no corpo. O forno aquece os alimentos funcionando como uma estufa, fazendo o calor circular homogeneamente por dentro dele. A fermentação é um processo químico/biológico que gera calor e gás carbônico. O café para ser feito utiliza o calor da água para aumentar sua solubilidade na mesma. A queimadura ocorre quando uma fonte de calor transforma a água do nosso corpo em vapor, a gangrena ocorre quando os líquidos do nosso corpo passam para o estado sólido, e a febre é um mecanismo de defesa do corpo humano utilizado para matar as bactérias, germes e vírus que não resistem a altas temperaturas. O termômetro é um aparelho utilizado para medir a temperatura através da comparação com um agente controlado que dilata ao receber calor.
3-) Identifique sistemas naturais e criados pelo homem nos quais exista alguma relação com calor e temperatura. Sistemas naturais: Formação das chuvas, formação dos ventos, neve e granizo, neblina, erupção vulcânica, efeito estufa, el niño e la ninã, aquecimento global, destruição da camada de ozônio, eras glaciais, etc. Criados pelo homem: Usina nuclear, usina termoelétrica, geladeira, ar condicionado, máquina a vapor, caldeira, motor a explosão, etc.
4-) Agora use os elementos de sua lista para preencher a tabela a seguir.
para ver atabela entre nesse link : http://3.bp.blogspot.com/_LodVdyrjoi4/Sa_PmjVnXJI/AAAAAAAAAKk/5r3JXFaSSEs/s400/tabela.JPG
1-) O que significa calor? Calor, na física, é o processo de transferência de energia térmica de um corpo para outro. O calor sempre é transferido (passa) de um corpo com maior temperatura para um corpo com menor temperatura e nunca o contrário.
2-) O que significa temperatura? Temperatura é uma grandeza física que mede a quantidade média de movimento aleatório dos átomos e moléculas de um corpo qualquer. Ou seja, temperatura é a medida do grau de agitação das partículas microscópicas que formam a matéria. Quanto maior é a agitação destas partículas maior é a temperatura da matéria, e quanto menor é esse movimento, menor sua temperatura
3-) O que a Física Térmica estuda? A Física Térmica estuda o Calor (processo de transferência de energia térmica) e a Temperatura, e suas relações entre si e entre outras grandezas da física, como a potência, a energia mecânica (Trabalho), o rendimento, o volume, a densidade, a pressão, etc.
pagina 8 , vc aprendeu * acho que a 1 e a 2 da minha resposta está mais complemntada.!*
1) a temperatura é a medida do grau de agitação das moléculas do corpo. Quanto maisor a agitação das moléculas, maior é a temperatura do corpo. 2)O frio não existe. Na verdade o frio é uma palavra designada para a inexistencia do quente. 3) Sim, existe. A temperatura mínima ocorre quando não existe mais movimentos nos atomos. Essa temperatura vale -273,15°C (celsius) ou 0°K (kelvin)
1) Ele aumentará, pois as moléculas ocupam espaço maior. 2) Contrai, porque as moléculas se agrupam de forma ordenada
(Pag 14)
1) Para a coluna de mercurio subir ou descer 2) Dilatação 3) Porque a variação da temperatura é diferente
(Pag 15)
1) Corpo humano, Freezer, lampada, Ar condicionado, Alimentos
(Pag 16)
1) Para o bom funcionamento do organismo 2) Conforme a lâmina é aquecida, um dos metais dolata mais do que o outro fazendo com que ela curve 3) Porque cada metal vai dilatar
(Pag 17)
1) Porque a pessoa pode ter convusão 2) Com o suor
(Pag 18)
3) Porque conforme a dilatação e se espande e por isso há espaço 4) Forno, Ar condicionado, Lampada
- O meo caderno do aluno de física já tá completo porque a professora ia respondendo pra gente ASyhuahisuiashauisas
1-Uma transformação química ou física 2-Metais 3-Roupas, para manter a temperatura de um corpo 4-substancias frias como o suor 5-O frio é ausência do calor, onde houver a ausência do calor é onde se encontra o frio
6- FONTES DE CALOR > Fogueira > forno > Relações qui/fis. MATERIAIS CONDUTORES DE CALOR > parede > ar > metais MATERIAIS ISOLANTES > isopor > ar > parede
PAGINA 22
3a- A cede para B b- B cede para A c- Recebe calor mais não cede
PAGINA 23
5a- o A recebe o calor do C b- A cede para D c- A recebe E d- B cede para D e- B cede para E
*condução: é quando algo conduz calor, eletricidades de outros fenômenos *Convecção:é quando o calor libera o oxigênio que existe em algumas coisas liquidas *Irradiação: sao ondas de calor liberadas por objetos electro-magnéticos
1)Corrente de convicção, de forma que as camas mais densas (frias) descem e as menor densas (quentes) sobem.
2)Correntes de ascensão utilizadas pelos pássaros.
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1)Quando nos aproximamos de uma fonte de calor, como uma vela, uma lâmpada incandescente, um ferro de passar ou uma fogueira, só pode ser explicado por meio da onda eletromagnéticas.
2)Castanha 3)A castanha libera mais energia que o pão e possui substancias mais calóricas. 4)Castanha 5) naum fiiz .. =[ 6) a) chocolate b) aveia
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Página 40
1)gás hidrogênio 2) 1 kg de gasolina libera 11.100 kcal 1 kg de álcool libera 4.700 kcal 2,36 kg de álcool para 1 kg de gasolina 3) 1 litro de álcool R$1,20 1 litro de gasolina R$2,30
Você aprendeu ?
1) Porque precisamos de energia. 2)Não.Dieta balanciada 3)Libera mais energia 4)é a fonte de energia 5)Como máquinas, usamos o calor para manter a roda do mundo girando, como seres vivos, as máquinas também se "alimentam" do calor.Presença onipresente na sociedade moderna, desde as usinas até as motosserra.
1)A neve se forma de modo bastante parecido com o da geada.
2)As gotículas precisam ir se agregando umas as outras, até atingir um determinado tamanho, que possibilita que elas caiam em direção à Terra.Por causa do atrito com o ar durante a queda, há um aumento da temperatura desses cristais de gelo, fazendo com que eles se fundam, retornando à Terra na forma líquida.
PaGina 18 Ai tem a resposta mas acho q a minha esta mais correta 3)A medida em que o trem passa sobre os trilho ele os aquece, quando isto ocorre as particula que compõem o ferro se movimentem mais, aumentando o espaço entre elas, assim o ferro dilata (ou seja aumenta de tamanho), por isso há o espaço para que quando o ferro variar o tamanho ele não deforme!
VOCÊ APRENDEU? 1. R: É um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases na atmosfera. Embora seja prejudicial em excesso, é vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as concições ideais para a manutenção da vida, com temperatura mais amenas e adequadas.
2. R: Localiza-se na estratosfera, entre 16 e 30 km de altitude. Com cerca de 20 km de espessura, contém aproximadamente 90% do ozônio atmosférico. A camada de ozônio e uma das principais barreiras que protegem os seres vivos dos raios ultravioletas, deixando passar apenas uma pequena parte.
3. R: Como o próprio nome já diz, é um aquecimento em todo o planeta, onde temperatura aumenta, causando consequencias como o aumento do nivel do mar. Este aumento de temperatura se deve ao fato de o planeta receber muita radiação e raios UV. Foi importante para o planeta na era glacial onde houve o degelo para a formação dos oceanos.
Nesta atividade, você deverá pesquisar temperaturas típicas de 20 diferentes elemento, seus instrumentos de medida e como se realizam tais medições.
CORPO HUMANO, GOLFINHO, FOTOSFERA SOLAR, PLANETA TERRA, PLANETA MARTE, FILAMENTO DE UMA LÂMPADA, LÂMPADA FLUORESCENTE, FORNO METALÚRGICO, FORNO DOMÉSTICO, INTERIOR DA GELADEIRA, INTERIOR DO CONGELADOR, INTERIOR DE UM INGLU, DIA MUITO QUENTE E DIA MUITO FRIO.
Preciso das páginas 6,8(você aprendeu quetão 2 e lição de casa questões 1 e 2),página 9,10,11 e 12. Por favor postem ai preciso urgente até depois de amanhã no dia 28. Agradeço se alguém poder ajudar...
1- A temperatura de um forno caseiro pode ser regulada. 2- O forno de uma siderúrgica também tem a temperatura regulada. 3- A temperatura da formiga pode variar de acordo com a espécie e do local onde a determinada espécie de formiga vive. 4- Me pegou agora. 5- Depende. uma criança tem a temperatura de + ou - 35ºC. Enquanto um adulto fica em + ou - 36,5°C. 6- A geladeira pode ser regulada. 7- O congelador pode ser regulado pelo regulador de temperatura da geladeira ¬¬' 8- um iglu é feito de blocos de água congelada e a água congela a 0ºC. Ainda assim, o calor humano pode aquecer as pessoas dentro do iglu o que alteraria a temperatura interior dele.
Preciso das páginas 6,8(você aprendeu quetão 2 e lição de casa questões 1 e 2),página 9,10,11 e 12. Por favor postem ai preciso urgente até depois de amanhã no dia 28. Agradeço se alguém poder ajudar
pg.11 e 12 1- Sim. O termômetro comercial é mais preciso, pois é construído com as normas estabelecidas. 2-PESSOAL 3- Sim. Uma vedação melhor. Tubo Capilar mais longo. 4- Mais rapido. Dilatação do ar é maior do líquido. 5- Porque sofre dilatação.
pg13 1- O buraco também aumenta,por causa da dilatação 2- Ira diminuir, pís as moléculas ocupariam menos espaço. Se a temperatura aumenta e as moléculas agita-se mais e o corpo ocupa maior espaço.
Pag. 14. 1- Porque senão o termometro pegará a temperatura ambiente. 2- A Agitação das moléculas por causa do calor. 3- Por causa das diferentes temperatura uma temperatura mais alta utiliza outro tipo de termometro..
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 10 TEMPERATURA MUITO, MUITA BAIXAS.
Pg. 49 1- A formação, a diferença é que o vapor não precisa entrar em contato com nenhuma superfície para a formação de neve. 2- A diferença é que na chuva os cristais de gelo derretem devido o atrito com o ar.
Pg 50. 1- Por que nos recebemos calor constantemente. 2- Da chuva: Vapor de água sobe e condensa nas camadas mais altas, formando cristais de gelo. Do orvalho: Vapor de água que condensa e entra em contato com as superfícies frias. Da geada: Vapor de água que condensa ao entrar em contato com as superfícies extremamente frias, formando cristais de gelo. Da neve: Vapor de água que condensa formando cristais de gelo que atinge o ponto de congelamento, ou seja, flocos de neve.
LIÇÃO DE CASA 1- Organizações não governamentais em prol de um único objetivo. 2- Empresas presentes em vários paises.
Pg. 51 3- É o conceito sistemático relacionado com a continuidade de aspectos econômicos, sócias, culturais e ambientais. 4- Grande emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre.
Pg. 56 1- Aquecimento do ambiente em conseqüência da retenção de calor pela a atmosfera. 2- É uma faixa da atmosfera cuja principal função é o bloqueio dos raios UV (ultravioleta). 3- Resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera.
Pg. 42 - Durante o dia o calor sobre a superfície da água se desloca em direção a areia devido a convecção. E a noite ocorre o inverso.
Pg. 46 1- Durante o dia a areia recebeu calor do sol e esse calor é empurrado para o mar. ( - denso = quente) 2- Sim, devido a grande emissão de gás carbônico na atmosfera.
3- a) Q = m .c . (delta) t Q = 100 . 0,5 . 10 Q = 500 Cal.
b) Q = m . L Q = 100 . 80 Q = 800 Cal.
c) Q = m .c . (delta) t Q = 100 . 1 . 50 Q = 500 Cal.
5- O calor sensível muda a temperatura. O calor latente muda o estado físico da matéria. 6- O vento é o ar em movimento; a convecção é formada por correntes de ar quente e ar frio. 7- Por que parte do calor é utilizada para a evaporação da água.
“PARA FACILITAR A VIDA DE TODOS E PARA O BEM DA HUMANIDADE”
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO E CLASSIFICANDO: CADÊ O CALOR?
Roteiro 1 Pg. 4 1- Lâmpada, água, fogão, microondas, geladeira, forno, fogueira, etc. 2- Atrito - sensação de calor. Evaporação - sensação de frio. 3- Sol, vento, ar, aquecedor, ar-condicionado, fogo, etc. 4- Substâncias e materiais = Sol, água, fogo, ar,etc. Processos e fenômenos = Evaporação, atrito, etc. Máquinas, aparelhos e sistemas naturais = Microondas, geladeira, fogão, ar-condicionado, aquecedor, lâmpada, etc.
Pg. 5 1- Forma de energia em trânsito, que passa de um corpo quente para um corpo frio. 2- É a grandeza que mede o movimento da molécula. 3- Temperatura e calor.
Pg. 7 1- Movimento das moléculas. 2- Água do mar, corpo humano, gás de cozinha, água fervente, óleos, etc.
Pg. 8 1- Quanto maior o agito das moléculas maior será a temperatura. 2- Quando estamos se movimentando sentimos calor, e parados sentimos frio. Sensação de quente quando o corpo recebe calo, sensação de frio quando o corpo perde calor. 3- Sim, zero (0). Kelvin zero (0) absoluto.
LIÇÃO DE CASA 1- Celsius - Sueca Fahrenheit – Inglesa Kelvin – Escocesa. 2- Sim, montando uma grandeza diretamente proporcional (regra de 3) com o ponto de gelo e o ponto de vapor. 3- Respondida anteriormente. (ACIMA)
DILATAÇÃO TÉRMICA Pg. 13 1- Ele aumenta. Porque as moléculas ocupam um espaço maior. 2- Ele irá contrair. Porque as moléculas ocupam um espaço menor.
Pg. 14 1- Para o liquido não derramar. 2- A dilatação do material. 3- Porque alguns materiais são mais fracos e a temperatura desses materiais são diferentes.
Pg. 15 1- Aquecedor, microondas, geladeiras, chuveiro, fogão, etc.
Pg. 16 1- Para o bom funcionamento. 2- Funciona com a junção de dois metais que dilatam de forma diferente. 3- Porque os materiais dilatam de forma diferente.
Pg. 17 1- Para o bom funcionamento do organismo. 2- Através do suor.
Pg. 18 3- Para que ocorra a dilatação e haja acomodação dos trilhos. 4- Corpo humano, geladeira, fogão, etc.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 RECONHECENDO E PROCURANDO O CALOR: CADÊ O FRIO?
Pg. 20 1- A agitação das moléculas ( cientificamente) A energia elétrica (aparentemente) Atrito; movimentos em geral. 2- (condução, convecção, irradiação) 3- Material isolante. 4- Fontes frias. 5- O frio não se movimenta, mas sim o calor transita indo do corpo quente para o corpo frio. 6- Fontes de calor: Fogão, sol, corpo humano, forno elétrico, etc. Materiais condutores de calor: Alumínio, água, ferro, ar, etc. Materiais isolantes: Madeira, vidro, plástico, tecidos, etc.
CALOR E TEMPERATURA Pg. 22 2- O cobertor apenas isola termicamente o nosso corpo. 3- a) A sede e B recebe. b) B sede e A recebe. c) Equilíbrio térmico. Não há transferência de calor. 4- Calor é a energia em transito. Temperatura é a grandeza que mede o grau de agitação das moléculas.
Pg. 23 5- a) Não a troca de calor. b) A sede calor para D c) A sede calor para E d) B sede calor para D e) B sede calor para E
VOCÊ APRENDEU? 1- É o estado em que as moléculas estão em repouso. 2- O calor sede energia ao frio, podendo ser transmitido por condução, convecção ou irradiação. Portanto o frio é apenas um corpo com falta de calor.
Porque a massa isola o ar quente no interior do pastel
PAG 35 Situação de aprendizagem 8
Sais Minerais, Proteina, Gordura
PAG 50
1) Porque a pressao atmosferica não diminui 2)A) A coluna de ar acima de nós vai diminuindo, aí a formação das nuvens B) Condensação do vapor d' agua saturado C) As superfícies que condensam o vapor d' água são muito frias, aí as goticulas de vapor se congeçam ao tocarem a superfície resfriada D) Parecido com o da geada mas só que o vapor não precisa entrar em contato com nenhuma superfície.
LIÇÃO DE CASA : 1) Organização não governamental; Grupo de pessoas em pro há uma unica causa 2) São empresas de países ricos que tem sede no mundo inteiro
mãos á obra! (01)QUAL DOS COPOS TEM ÁGUA MAIS QUENTE? R:BOLINHA DE GUDE . (02)QUEM ESQUENTA MAIS RAPIDO? R:BOLINHA DE GUDE. (03)QUEM ESFRIA MAIS RAPIDO ? R:esfera de metal. (04)QUEM LIBERA MAIS CALOR ? R: ESFERA DE METAL
mãos á obraa! 1-QUAL DOS COPOS TEM ÁGUA MAIS QUENTE? esfera de metal . QUEM ESQUENTA MAIS RÁPIDO? esfera de metal . QUEM ESFRIA MAIS RÁPIDO? bolinha de gude . QUEM LIBERA MAIS CALOR ? esfera de metal.
3. SUBSTÂNCIAS E MATERIAIS >> fogo, chama, água. PROCESSOS E FENÔMENOS >> incêndio, febre, explosão, radiação, queima de combustível. MÁQUINAS, APARELHOS E SISTEMAS NATURAIS >> termômetro, fósforo, geladeira, sol, vulcão.
PÁGINA 5
FÍSICA TÉRMICA NO DIA-A-DIA
1. Energia produzida pelos movimentos das moléculas, determina o estado, temperatura, e outras qualidades variáveis de um corpo.
2. Temperatura é uma grandeza física capaz de nos informar o quanto um objeto está quente ou frio.
3. Trata do estudo do calor e da sua transferência.
PÁGINA 7
ROTEIRO 2 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS MODELO SINTÉTICO MOLECULAR
1. Indica com que intensidade as moléculas se movem.
2. água do mar, corpo humano, água fervendo, óleo em que as batatas estão sendo fritas.
PÁGINA 8 VOCÊ APRENDEU?
1. É o atrito entre as moléculas.
2. A sensação de quente ocorre quando a temperatura está mais elevada e a sensação de frio ocorre quando a temperatura está menos elevada.
3. Sim. Chama-se zero absoluto. É quando as moléculas de matéria param de vibrar. Isso representa -273 ºC.
LIÇÃO DE CASA
1. Célsius, Farhenheit e Kelvin. As escalas foram criadas para medir a temperatura dos experimentos de seus criadores. Tem esses nomes por causa de seus criadores.
2. Sim. Usando equações de acordo com as temperaturas usadas.
PÁGINA 9
4. Sólido, líquido, gás e plasma. A temperatura e intensidade da vibração das moléculas.
PÁGINA 11 ROTEIRO 3
1. Não. Pois mesmo um termômetro comercial não apresenta resultados muito precisos, como o termômetro de um laboratório por exemplo.
PÁGINA 12
2. Água quente≈ 80ºC ; Corpo≈ 35,7ºC
3. Trocar o álcool por outra substância mais sensível ao calor.
4. Mais devagar. Porque o calor não está sendo passado diretamente ao álcool.
5. Porque a temperatura se eleva, e com isso ele dilata, fazendo a coluna aumentar.
PÁGINA 13 DILATAÇÃO TÉRMICA
1. Se a temperatura aumentar, o buraco diminui, e se a se temperatura diminuir, o buraco aumenta.
2. Diminui também, pelo fato do corpo contrair.
PÁGINA 14 VOCÊ APRENDEU?
1. Porque se não, a temperatura externa pode alterar o resultado.
2. A dilatação do mercúrio.
3. Porque são tipos diferentes de matéria que estão sendo medidas.
LIÇÃO DE CASA
1. DILATAÇÃO LINEAR >> Quando os corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja, eles sofrem aumento ou diminuição nas suas dimensões DILATAÇÃO SUPERFICIAL >> é aquela na qual ocorre variação na área do corpo. DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA >> É aquela em que ocorre quando existe variação das três dimensões de um corpo: comprimento, largura e espessura. DILATAÇÃO APARENTE >> É aquela diretamente observada, onde o volume do líquido que está em um recipiente aumenta e transborda (derrama).
PÁGINA 15
PESQUISA DE CAMPO ROTEIRO 4
1. Nosso corpo, o forno, a geladeira, o microondas, o congelador.
PÁGINA 16 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
1. Porque o aumento ou diminuição descontroladas da temperatura podem causar conseqüências.
2. Duas lâminas de dilatação diferente, montadas como uma só, que quando aquecida, se curva e pode ser usada como chave.
3. Porque têm diferentes dilatações, e caso dilatem, podem causar acidentes.
PÁGINA 17 VOCÊ APRENDEU?
1. Porque a temperatura elevada demais causa estado febril, e temperatura baixa demais causa hipotermia.
2. Através do suor. O suor evapora e com isso o corpo se resfria.
03. Porque quando o metrô se aproxima, a energia que passa pelos trilhos se intensifica, e com isso dilata. Caso não haja esse espaço, os trilhos se sobrepõem, causando acidentes.
04. Ferro de passar roupa, refrigerador e chuveiro.
LIÇÃO DE CASA
1. O corpo não suporta temperaturas menores que -15ºC e maiores que 50ºC.
2.>> É SÓ RESPONDER AS PERGUNTAS DA PÁGINA 20. <<
PÁGINA 20 ROTEIRO 5
1. fósforo, fogo...
2. fogão
3. panelas de metal
4. freezer
5. congelador
6. FONTES DE CALOR >> fósforo, fogo MATERIAIS CONDUTORES DE CALOR >> Panelas de metal
PÁGINA 22
1. -30 ºC >> DESENHAR VÁRIAS BOLINHAS BEEEM JUNTINHAS 50 ºC >> DESENHAR VÁRIAS BOLINHAS MAIS OU MENOS PRÓXIMAS 300 ºC >> DESENHAR VÁRIAS BOLINHAS DISTANTES UMAS DAS OUTRAS
2. Porque o cobertor faz com que o calor permaneça no nosso corpo.
3. a-) B cede / A recebe b-) B cede / A recebe c-) A e B se mantém
4. Calor é o resultado da agitação das moléculas e temperatura alta é excesso de calor.
4. Porque a capacidade térmica do alumínio é maior do que a do plástico.
VOCÊ APRENDEU?
1. Porque a maçaneta retém mais calor que a porta
2.Significa que ele está frio ou em algumas situações, água por exemplo, congelada.
PÁGINA 35
3. 100 cal
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 8 O MAIS ENERGÉTICO
Sais minerais, proteína, gordura
PÁGINA 36 E 37 ROTEIRO 8
>>>> DEVEM SER FEITAS EM LABORATÓRIO COM A SUPERVISÃO DO PROFESSOR <<<<
PÁGINA 38
2. Castanha
3. A castanha libera mais energia que o pão e possui substâncias mais calóricas.
4. Castanha
6. a-) Chocolate b-) Aveia
PÁGINA 40
1. Gás hidrogênio
2. 1 kg de gasolina libera 11,000 kcal; 1 kg de álcool libera 4,700 kcal
3. 1L álcool -> R$ 1,20 1L gasolina -> R$ 2,30
VOCÊ APRENDEU?
1. Para obter energia.
2. Não. Nossa dieta deve ser baseada de acordo com as necessidades do nosso bio-tipo.
3. Libera mais energia.
4. É fonte de energia.
5. É importante não só para os humanos, mas para os seres vivos, porque nos “alimentamos” de calor.
PÁGINA 42
Durante o dia o calor sobre a superfície da água se desloca em direção a areia devido à convecção. O contrário ocorre à noite.
PÁGINA 44
AGORA RESPONDA:
1- A areia sofre maior variação pelo fato do calor específico da areia ser bem menor que o da água, mesmo que ambas recebam a mesma quantidade de calor.
2- A areia não tem alto teor de calor específico, ou seja, é má condutora, portanto, o aquecimento se restringe a uma camada fina. Já a água, por ser quase transparente, chega a aquecer mais, porém a temperatura da água se dissipa mais rápido do que a da areia.
PÁGINA 46 PARA SABER
1. Durante o dia a areia recebeu do sol e esse calor é empurrado para o mar.
2. Sim, devido a grande emissão de gás carbônico na atmosfera
3. a-) 500 cal b-) 800 cal c-) 500 cal
5. O calor sensível muda a temperatura. O calor latente muda o estado físico da matéria.
6. O vento é o ar em movimento; a convecção é formada por correntes de ar quente e frio.
7. Porque parte do calor é utilizada para evaporação da água.
PÁGINA 49
1. Elas se formam de jeitos semelhantes.
2. Se formam do mesmo jeito, porém a neve passa por um choque térmico.
PÁGINA 50
1. Porque recebem calor constantemente.
2. DA CHUVA >> o vapor de água sobe e condensa nas camadas mais altas, formando chuva. DO ORVALHO >> o vapor de água condensa e entra em contato das superfícies frias DA GEADA >> o vapor de água condensa em contato com superfícies extremamente frias, formando cristais de gelo. DA NEVE >> o vapor de água condensa e atinge o ponto de congelamento, ou seja, flocos de neve.
LIÇÃO DE CASA
1. Organizações não governamentais em prol de um único objetivo específico.
2.Empresas presentes em vários países.
PÁGINA 51
3. É o conceito sistemático relacionado com a continuidade de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
4. Grande emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre
PÁGINA 56
1. É um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases na atmosfera.
2.É um aquecimento em todo o planeta, onde a temperatura aumenta, causando conseqüências com o aumento do nível do mar. Esse aumento de temperatura se deve ao fato de o planeta receber muita radiação e raios ultravioleta. Foi o que aconteceu para causar o degelo do planeta na era glacial.
pergunta: Pesquise na biblioteca de sua escola ou na internet, e explique como os processos de transferência de calor estão relacionados com o bom funcionamento de uma geladeira e de uma garrfa termica.
RESPOSTA: A geladeiraé forrada com lã de vidro nas paredes assim evitam a condução. A garrafa Termica é feita internamente de espelho para evitar a irradiação. Tambem na garrafa termica tem uma separação com ar para evitar a condução; e tanto a geladeira e a garrafa termica quando bem fechados evita a convecção
OBS: Um profº que conheci no blog me passou essa, então creio 100% que a resposta está certa
Durante o dia o calor sobre a superfície da água se desloca em direção a areia devido à convecção. O contrário ocorre à noite.
PÁGINA 44
AGORA RESPONDA:
1- A areia sofre maior variação pelo fato do calor específico da areia ser bem menor que o da água, mesmo que ambas recebam a mesma quantidade de calor.
2- A areia não tem alto teor de calor específico, ou seja, é má condutora, portanto, o aquecimento se restringe a uma camada fina. Já a água, por ser quase transparente, chega a aquecer mais, porém a temperatura da água se dissipa mais rápido do que a da areia.
PÁGINA 46 PARA SABER
1. Durante o dia a areia recebeu do sol e esse calor é empurrado para o mar.
2. Sim, devido a grande emissão de gás carbônico na atmosfera
3. a-) 500 cal b-) 800 cal c-) 500 cal
5. O calor sensível muda a temperatura. O calor latente muda o estado físico da matéria.
6. O vento é o ar em movimento; a convecção é formada por correntes de ar quente e frio.
7. Porque parte do calor é utilizada para evaporação da água.
PÁGINA 49
1. Elas se formam de jeitos semelhantes.
2. Se formam do mesmo jeito, porém a neve passa por um choque térmico.
PÁGINA 50
1. Porque recebem calor constantemente.
2. DA CHUVA >> o vapor de água sobe e condensa nas camadas mais altas, formando chuva. DO ORVALHO >> o vapor de água condensa e entra em contato das superfícies frias DA GEADA >> o vapor de água condensa em contato com superfícies extremamente frias, formando cristais de gelo. DA NEVE >> o vapor de água condensa e atinge o ponto de congelamento, ou seja, flocos de neve.
LIÇÃO DE CASA
1. Organizações não governamentais em prol de um único objetivo específico.
2.Empresas presentes em vários países.
PÁGINA 51
3. É o conceito sistemático relacionado com a continuidade de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
4. Grande emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre
1. É um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases na atmosfera.
2.É um aquecimento em todo o planeta, onde a temperatura aumenta, causando conseqüências com o aumento do nível do mar. Esse aumento de temperatura se deve ao fato de o planeta receber muita radiação e raios ultravioleta. Foi o que aconteceu para causar o degelo do planeta na era glacial.
3.O resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera
125 comentários:
Pagina 4
Roteiro 1
1-) Liste pelo menos 20 termos, processos ou situações que tenham alguma relação com calor ou com temperatura.
Fogo, água, gasolina, álcool, blusa de lã, cobertor, gelo, gás freon, evaporação, condensação, fusão, explosão, dinamite, exercícios físicos, forno, fermentação, café, queimadura, gangrena, febre, termômetro, etc.
2-) Quais características dos elementos que você listou os associam a processos térmicos? Por exemplo, nossas mãos se esquentam quando as esfregamos, ou nossa pele molhada com álcool se resfria se a sopramos.
O fogo aquece pela queima de combustíveis.
A água pode ser utilizada como sistema de refrigeração retirando o calor dos corpos.
A gasolina produz calor através de sua queima e explosão.
O álcool esquenta o corpo quando o tomamos.
A blusa de lã isola o corpo dificultando a troca de calor. O cobertor também.
O gelo resfria roubando calor dos objetos nos quais está em contato.
O gás freon retira calor de dentro da geladeira para realizar sua expansão e o devolve ao ambiente no condensador atrás da geladeira sob alta pressão.
A evaporação é um processo natural da passagem do estado líquido ao gasoso ou vapor no qual há consumo/ganho de calor, e a condensação é um processo do estado gasoso ao líquido no qual há perda de calor. Na fusão o sólido passa para o líquido retirando calor do ambiente.
A explosão é uma grande expansão de pressão e temperatura que ocorre em um pequeno tempo.
A dinamite serve para provocar explosões.
Os exercícios físicos geram calor pelo atrito e movimento dos músculos o que provoca um aumento da quantidade de calor no corpo.
O forno aquece os alimentos funcionando como uma estufa, fazendo o calor circular homogeneamente por dentro dele.
A fermentação é um processo químico/biológico que gera calor e gás carbônico.
O café para ser feito utiliza o calor da água para aumentar sua solubilidade na mesma.
A queimadura ocorre quando uma fonte de calor transforma a água do nosso corpo em vapor, a gangrena ocorre quando os líquidos do nosso corpo passam para o estado sólido, e a febre é um mecanismo de defesa do corpo humano utilizado para matar as bactérias, germes e vírus que não resistem a altas temperaturas.
O termômetro é um aparelho utilizado para medir a temperatura através da comparação com um agente controlado que dilata ao receber calor.
3-) Identifique sistemas naturais e criados pelo homem nos quais exista alguma relação com calor e temperatura.
Sistemas naturais: Formação das chuvas, formação dos ventos, neve e granizo, neblina, erupção vulcânica, efeito estufa, el niño e la ninã, aquecimento global, destruição da camada de ozônio, eras glaciais, etc.
Criados pelo homem: Usina nuclear, usina termoelétrica, geladeira, ar condicionado, máquina a vapor, caldeira, motor a explosão, etc.
4-) Agora use os elementos de sua lista para preencher a tabela a seguir.
para ver atabela entre nesse link :
http://3.bp.blogspot.com/_LodVdyrjoi4/Sa_PmjVnXJI/AAAAAAAAAKk/5r3JXFaSSEs/s400/tabela.JPG
A Física Térmica no dia-a-dia
1-) O que significa calor?
Calor, na física, é o processo de transferência de energia térmica de um corpo para outro. O calor sempre é transferido (passa) de um corpo com maior temperatura para um corpo com menor temperatura e nunca o contrário.
2-) O que significa temperatura?
Temperatura é uma grandeza física que mede a quantidade média de movimento aleatório dos átomos e moléculas de um corpo qualquer. Ou seja, temperatura é a medida do grau de agitação das partículas microscópicas que formam a matéria. Quanto maior é a agitação destas partículas maior é a temperatura da matéria, e quanto menor é esse movimento, menor sua temperatura
3-) O que a Física Térmica estuda?
A Física Térmica estuda o Calor (processo de transferência de energia térmica) e a Temperatura, e suas relações entre si e entre outras grandezas da física, como a potência, a energia mecânica (Trabalho), o rendimento, o volume, a densidade, a pressão, etc.
Pag 7
1- Indica o estado de agitação dos átomos e moléculas que acompanham.
2- Água do Mar, corpo humano, água fervendo, óleo de Batata, chama do gás.
Você Aprendeu? pag 8
1- Quanto mais agitada moléculas estão. Maior a temperatura.
2- Temparetura alta é igual sensação quente.
Temperatura baixa é igual a sensação fria. Que tosco.. =/
3- Sim. Quando a agitação molecular cessa temos a menor temperatura.
-273ºC ou 0 ºK ( Kelvin )
vlws
pagina 8 , vc aprendeu * acho que a 1 e a 2 da minha resposta está mais complemntada.!*
1) a temperatura é a medida do grau de agitação das moléculas do corpo. Quanto maisor a agitação das moléculas, maior é a temperatura do corpo.
2)O frio não existe. Na verdade o frio é uma palavra designada para a inexistencia do quente.
3) Sim, existe. A temperatura mínima ocorre quando não existe mais movimentos nos atomos. Essa temperatura vale -273,15°C (celsius) ou 0°K (kelvin)
(Pag 13)
1) Ele aumentará, pois as moléculas ocupam espaço maior.
2) Contrai, porque as moléculas se agrupam de forma ordenada
(Pag 14)
1) Para a coluna de mercurio subir ou descer
2) Dilatação
3) Porque a variação da temperatura é diferente
(Pag 15)
1) Corpo humano, Freezer, lampada, Ar condicionado, Alimentos
(Pag 16)
1) Para o bom funcionamento do organismo
2) Conforme a lâmina é aquecida, um dos metais dolata mais do que o outro fazendo com que ela curve
3) Porque cada metal vai dilatar
(Pag 17)
1) Porque a pessoa pode ter convusão
2) Com o suor
(Pag 18)
3) Porque conforme a dilatação e se espande e por isso há espaço
4) Forno, Ar condicionado, Lampada
- O meo caderno do aluno de física já tá completo porque a professora ia respondendo pra gente
ASyhuahisuiashauisas
bjos '
PAGINA 20
1-Uma transformação química ou física
2-Metais
3-Roupas, para manter a temperatura de um corpo
4-substancias frias como o suor
5-O frio é ausência do calor, onde houver a ausência do calor é onde se encontra o frio
6- FONTES DE CALOR > Fogueira > forno > Relações qui/fis.
MATERIAIS CONDUTORES DE CALOR > parede > ar > metais
MATERIAIS ISOLANTES > isopor > ar > parede
PAGINA 22
3a- A cede para B
b- B cede para A
c- Recebe calor mais não cede
PAGINA 23
5a- o A recebe o calor do C
b- A cede para D
c- A recebe E
d- B cede para D
e- B cede para E
VOCÊ APRENDEU?
1- é a ausencia de calor existente
PAGINA 28
VOCÊ APRENDEU?
*condução: é quando algo conduz calor, eletricidades de outros fenômenos
*Convecção:é quando o calor libera o oxigênio que existe em algumas coisas liquidas
*Irradiação: sao ondas de calor liberadas por objetos electro-magnéticos
Pow kd o resto das matérias do 2º Colegial? :+[
eae alguem posta da pagna 32 tabela!
vlw se alguem posta rapidaum ai tenhu q entrega hj!
turma alguem tem a pagina 28 tenho que entregar amanha sem falta
queremos o resto da materia
tem que ter mais materia do 2º ano nao tem todas as materia :(
éeh eu qreia a pag 34. preciso faze uma prova
*---*
Pag. 28
1)
A) Irradiação
B) Convecção
C) Condução
2) Convecção, Porque o ar quente sobe
3) Aquecedor,embaixo
Ar-condionado,emcima
precisoo da pag. 26 pra manhaa... pleeasee..
tem todas as materias sim
é só clik na flecha preta do lado do nome Março aí na coluna ao lado q vai aparecer!!
preciso urgente pra amanha dia 17/04 as paginas 46 á 56 para entregar para nota
Página 26
1)Corrente de convicção, de forma que as camas mais densas (frias) descem e as menor densas (quentes) sobem.
2)Correntes de ascensão utilizadas pelos pássaros.
_____________________________________________
1)Quando nos aproximamos de uma fonte de calor, como uma vela, uma lâmpada incandescente, um ferro de passar ou uma fogueira, só pode ser explicado por meio da onda eletromagnéticas.
2)O aquecimento da Terra pelo Sol.
_______________________________________________
Estão todas corrigidas =)
Preciso daa 31 atée a pag. 41 exceto as pesquisas da pag.41. ajudem aii
bjos
presciso da pag 23 e 24
Página 38
2)Castanha
3)A castanha libera mais energia que o pão e possui substancias mais calóricas.
4)Castanha
5) naum fiiz .. =[
6) a) chocolate
b) aveia
_____________________________________________
Página 40
1)gás hidrogênio
2) 1 kg de gasolina libera 11.100 kcal
1 kg de álcool libera 4.700 kcal
2,36 kg de álcool para 1 kg de gasolina
3) 1 litro de álcool R$1,20
1 litro de gasolina R$2,30
Você aprendeu ?
1) Porque precisamos de energia.
2)Não.Dieta balanciada
3)Libera mais energia
4)é a fonte de energia
5)Como máquinas, usamos o calor para manter a roda do mundo girando, como seres vivos, as máquinas também se "alimentam" do calor.Presença onipresente na sociedade moderna, desde as usinas até as motosserra.
_______________________________________________
Beeejiinhuuus !! ;)
Alguem pd me ajuda na experiencia da pagina 24..
Gente ajuda ai , pagina 34 ,35, 49 e 56
pág 46 ?
Página 49
1)A neve se forma de modo bastante parecido com o da geada.
2)As gotículas precisam ir se agregando umas as outras, até atingir um determinado tamanho, que possibilita que elas caiam em direção à Terra.Por causa do atrito com o ar durante a queda, há um aumento da temperatura desses cristais de gelo, fazendo com que eles se fundam, retornando à Terra na forma líquida.
______________________________________________
Bejiinhuus! ;)
E o da geladeira,alguém tem resposta?
PaGina 18
Ai tem a resposta mas acho q a minha esta mais correta
3)A medida em que o trem passa sobre os trilho ele os aquece, quando isto ocorre as particula que compõem o ferro se movimentem mais, aumentando o espaço entre elas, assim o ferro dilata (ou seja aumenta de tamanho), por isso há o espaço para que quando o ferro variar o tamanho ele não deforme!
4)Corpo Humano.
Banco de Esperma
Fogão
PAGINA 23
2.Ambos são sensações térmicas.
Quando está frio, nós perdemos calor e quando Esta calor perdemos o Frio
E vice-versa!
e ai galera preciso da pagina 22,25,29,31,32,33,34,35,36,37,42,44,e 46 por favor me ajudem.beijinhos
Página 56
VOCÊ APRENDEU?
1. R: É um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases na atmosfera. Embora seja prejudicial em excesso, é vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as concições ideais para a manutenção da vida, com temperatura mais amenas e adequadas.
2. R: Localiza-se na estratosfera, entre 16 e 30 km de altitude. Com cerca de 20 km de espessura, contém aproximadamente 90% do ozônio atmosférico. A camada de ozônio e uma das principais barreiras que protegem os seres vivos dos raios ultravioletas, deixando passar apenas uma pequena parte.
3. R: Como o próprio nome já diz, é um aquecimento em todo o planeta, onde temperatura aumenta, causando consequencias como o aumento do nivel do mar. Este aumento de temperatura se deve ao fato de o planeta receber muita radiação e raios UV. Foi importante para o planeta na era glacial onde houve o degelo para a formação dos oceanos.
falta 2 perguntas da pagina 8
a 1 e 2
alguem coloca ai por favor
PAGINA 6 .. ALGUÉM PODE ME AJUDAR??
Nesta atividade, você deverá pesquisar temperaturas típicas de 20 diferentes elemento, seus instrumentos de medida e como se realizam tais medições.
CORPO HUMANO, GOLFINHO, FOTOSFERA SOLAR, PLANETA TERRA, PLANETA MARTE, FILAMENTO DE UMA LÂMPADA, LÂMPADA FLUORESCENTE, FORNO METALÚRGICO, FORNO DOMÉSTICO, INTERIOR DA GELADEIRA, INTERIOR DO CONGELADOR, INTERIOR DE UM INGLU, DIA MUITO QUENTE E DIA MUITO FRIO.
Alguém posta as paginas 31,32,34,35, ee a LIÇÃO DE CASA + PESQUISA INDIVIDUAL da pagina ''41'' Bjoos
me ajuda na pag 34
Pg 34-
1. a) m.c =1,00. 300= 300Cal
b)m.c =0,50 .300=150 Cal
c)m.c=0,030. 300= 9Cal
2.(agua) Q= m.c.(delta O)
Q= 300.1,00.10= 3000 Cal
(gelo)=1500Cal
(chumbo)= 90Cal
3.agua= -280 Cal
gelo= -130 Cal
chumbo= -11 Cal
4. Por que a capacidade termica do aluminio(latinha) é maior que a do plastico (garrafa)
Você aprendeu?
1. Por que a maçaneta retem mais calor que a madeira
2. Significa que está frio ou que o objeto esta congelado.
URGENTE!!!
Alguem pode me ajuda nos exercícios das páginas 46.49,50,51 e 56???? até domingo... =/
plix...
Me ajudem nas páginas 31,32 e 33 quem precisar de outra pagias pergunte q eu posso ajudar
Beijo me liga
por favor alguem tem a pag 46 de Fisica 2° ano ????? eu presciso URGENTE... me ajudem ai por favor...
Ajude com o resto das respotas pleasee
ESSAS SÃO AS PÁGINAS QUE FALTAM...QUEM TIVER POSTA POR FAVOR...
8,11,12,22,25,29,31,32,35,36,37,42,44,46,50,51.
E OBRIGADO PELAS JÁ POSTADAS!
Preciso das páginas 6,8(você aprendeu quetão 2 e lição de casa questões 1 e 2),página 9,10,11 e 12.
Por favor postem ai preciso urgente até depois de amanhã no dia 28.
Agradeço se alguém poder ajudar...
Pag 5 Caderno do aluno de fisica.
O que significa calor? Calr é energia e que tem certa temperatura e transfirida de um corpo para outro devido diferenças de temperatura.
1- A temperatura de um forno caseiro pode ser regulada.
2- O forno de uma siderúrgica também tem a temperatura regulada.
3- A temperatura da formiga pode variar de acordo com a espécie e do local onde a determinada espécie de formiga vive.
4- Me pegou agora.
5- Depende. uma criança tem a temperatura de + ou - 35ºC. Enquanto um adulto fica em + ou - 36,5°C.
6- A geladeira pode ser regulada.
7- O congelador pode ser regulado pelo regulador de temperatura da geladeira ¬¬'
8- um iglu é feito de blocos de água congelada e a água congela a 0ºC. Ainda assim, o calor humano pode aquecer as pessoas dentro do iglu o que alteraria a temperatura interior dele.
Pagina 8
você aprendeu?
1. Quanto mais quente for mais agitadas as moleculas vão ficar.
infelizmente as outras eu não fiz =/
preiso da pag. 46 a 3,4 e 5
Preciso das páginas 6,8(você aprendeu quetão 2 e lição de casa questões 1 e 2),página 9,10,11 e 12.
Por favor postem ai preciso urgente até depois de amanhã no dia 28.
Agradeço se alguém poder ajudar
pg.11 e 12
1- Sim. O termômetro comercial é mais preciso, pois é construído com as normas estabelecidas.
2-PESSOAL
3- Sim. Uma vedação melhor. Tubo Capilar mais longo.
4- Mais rapido. Dilatação do ar é maior do líquido.
5- Porque sofre dilatação.
pg13 1- O buraco também aumenta,por causa da dilatação
2- Ira diminuir, pís as moléculas ocupariam menos espaço.
Se a temperatura aumenta e as moléculas agita-se mais e o corpo ocupa maior espaço.
Pag. 14.
1- Porque senão o termometro pegará a temperatura ambiente.
2- A Agitação das moléculas por causa do calor.
3- Por causa das diferentes temperatura uma temperatura mais alta utiliza outro tipo de termometro..
obrigado a todos que colaboraram...
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 10
TEMPERATURA MUITO, MUITA BAIXAS.
Pg. 49
1- A formação, a diferença é que o vapor não precisa entrar em contato com nenhuma superfície para a formação de neve.
2- A diferença é que na chuva os cristais de gelo derretem devido o atrito com o ar.
Pg 50.
1- Por que nos recebemos calor constantemente.
2- Da chuva: Vapor de água sobe e condensa nas camadas mais altas, formando cristais de gelo.
Do orvalho: Vapor de água que condensa e entra em contato com as superfícies frias.
Da geada: Vapor de água que condensa ao entrar em contato com as superfícies extremamente frias, formando cristais de gelo.
Da neve: Vapor de água que condensa formando cristais de gelo que atinge o ponto de congelamento, ou seja, flocos de neve.
LIÇÃO DE CASA
1- Organizações não governamentais em prol de um único objetivo.
2- Empresas presentes em vários paises.
Pg. 51
3- É o conceito sistemático relacionado com a continuidade de aspectos econômicos, sócias, culturais e ambientais.
4- Grande emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre.
Pg. 56
1- Aquecimento do ambiente em conseqüência da retenção de calor pela a atmosfera.
2- É uma faixa da atmosfera cuja principal função é o bloqueio dos raios UV (ultravioleta).
3- Resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera.
By. Ananda Guerra
Itapecerica da Serra- SP
flor e passa o exercc. 3 da pa 09 por favor...
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 9
AS BRISAS
Pg. 42
- Durante o dia o calor sobre a superfície da água se desloca em direção a areia devido a convecção. E a noite ocorre o inverso.
Pg. 46
1- Durante o dia a areia recebeu calor do sol e esse calor é empurrado para o mar. ( - denso = quente)
2- Sim, devido a grande emissão de gás carbônico na atmosfera.
3- a) Q = m .c . (delta) t
Q = 100 . 0,5 . 10
Q = 500 Cal.
b) Q = m . L
Q = 100 . 80
Q = 800 Cal.
c) Q = m .c . (delta) t
Q = 100 . 1 . 50
Q = 500 Cal.
5- O calor sensível muda a temperatura. O calor latente muda o estado físico da matéria.
6- O vento é o ar em movimento; a convecção é formada por correntes de ar quente e ar frio.
7- Por que parte do calor é utilizada para a evaporação da água.
By. Ananda Guerra
Itapecerica da Serra- SP
A pedido o Exercício 3 da página 9.
3- Sólido, líquido, gasoso e plasma, se caracterizam pelo agrupamento das moléculas que formam estas substâncias.
By. Ananda Guerra
Itapecerica da Serra- SP
“PARA FACILITAR A VIDA DE TODOS E PARA O BEM DA HUMANIDADE”
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
PROBLEMATIZANDO E CLASSIFICANDO: CADÊ O CALOR?
Roteiro 1
Pg. 4
1- Lâmpada, água, fogão, microondas, geladeira, forno, fogueira, etc.
2- Atrito - sensação de calor. Evaporação - sensação de frio.
3- Sol, vento, ar, aquecedor, ar-condicionado, fogo, etc.
4- Substâncias e materiais = Sol, água, fogo, ar,etc.
Processos e fenômenos = Evaporação, atrito, etc.
Máquinas, aparelhos e sistemas naturais = Microondas, geladeira, fogão, ar-condicionado, aquecedor, lâmpada, etc.
Pg. 5
1- Forma de energia em trânsito, que passa de um corpo quente para um corpo frio.
2- É a grandeza que mede o movimento da molécula.
3- Temperatura e calor.
Pg. 7
1- Movimento das moléculas.
2- Água do mar, corpo humano, gás de cozinha, água fervente, óleos, etc.
Pg. 8
1- Quanto maior o agito das moléculas maior será a temperatura.
2- Quando estamos se movimentando sentimos calor, e parados sentimos frio. Sensação de quente quando o corpo recebe calo, sensação de frio quando o corpo perde calor.
3- Sim, zero (0). Kelvin zero (0) absoluto.
LIÇÃO DE CASA
1- Celsius - Sueca
Fahrenheit – Inglesa
Kelvin – Escocesa.
2- Sim, montando uma grandeza diretamente proporcional (regra de 3) com o ponto de gelo e o ponto de vapor.
3- Respondida anteriormente. (ACIMA)
By. Ananda Guerra
Itapecerica da Serra- SP
DILATAÇÃO TÉRMICA
Pg. 13
1- Ele aumenta. Porque as moléculas ocupam um espaço maior.
2- Ele irá contrair. Porque as moléculas ocupam um espaço menor.
Pg. 14
1- Para o liquido não derramar.
2- A dilatação do material.
3- Porque alguns materiais são mais fracos e a temperatura desses materiais são diferentes.
Pg. 15
1- Aquecedor, microondas, geladeiras, chuveiro, fogão, etc.
Pg. 16
1- Para o bom funcionamento.
2- Funciona com a junção de dois metais que dilatam de forma diferente.
3- Porque os materiais dilatam de forma diferente.
Pg. 17
1- Para o bom funcionamento do organismo.
2- Através do suor.
Pg. 18
3- Para que ocorra a dilatação e haja acomodação dos trilhos.
4- Corpo humano, geladeira, fogão, etc.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5
RECONHECENDO E PROCURANDO O CALOR: CADÊ O FRIO?
Pg. 20
1- A agitação das moléculas ( cientificamente)
A energia elétrica (aparentemente)
Atrito; movimentos em geral.
2- (condução, convecção, irradiação)
3- Material isolante.
4- Fontes frias.
5- O frio não se movimenta, mas sim o calor transita indo do corpo quente para o corpo frio.
6- Fontes de calor: Fogão, sol, corpo humano, forno elétrico, etc.
Materiais condutores de calor: Alumínio, água, ferro, ar, etc.
Materiais isolantes: Madeira, vidro, plástico, tecidos, etc.
CALOR E TEMPERATURA
Pg. 22
2- O cobertor apenas isola termicamente o nosso corpo.
3- a) A sede e B recebe.
b) B sede e A recebe.
c) Equilíbrio térmico. Não há transferência de calor.
4- Calor é a energia em transito. Temperatura é a grandeza que mede o grau de agitação das moléculas.
Pg. 23
5- a) Não a troca de calor.
b) A sede calor para D
c) A sede calor para E
d) B sede calor para D
e) B sede calor para E
VOCÊ APRENDEU?
1- É o estado em que as moléculas estão em repouso.
2- O calor sede energia ao frio, podendo ser transmitido por condução, convecção ou irradiação. Portanto o frio é apenas um corpo com falta de calor.
By. Ananda Guerra
Itapecerica da Serra- SP
pag 4
1 - Geladeira gelo freezer blusa sorvete vento fogo microondas chapinha edredom touca camiseta chuveiro secador fograo chuva psina agua sol luva
2 - frio (geladeira gelo freezer blusa sorvete vento edredom touca chuva )
Calor ( fogo chapinha camiseta secador fogao psina sol microondas)
3 - o vento é um sistema natural; O microondas foi criado pelo hoem p/ esquentar os alimentos atraves das microondas de calor.
3 - substancias e materiais ( blusa edredom touca camiseta psina chuva luva)
Processos e fenomenos ( gelo sorvete vento fogo)
pag 5
1 - o calor é uma forma de energia que se tranfere dum sistema para o outro por uma diferença de temperatura entre os dois.
2 Temperatura é a grandeza fisica associada ao estado d movimento ou agitação das particulas que compoe os corpos.
3 - A fisica termica trata-se do estudo do calor
Ops: pag 4 e 5 ja corrigidas pelo prof.
pag 7
1 - A temperatura do corpo indica se esta frio pu quente
2 - agua do mar, corpo humano, agua fervendo oleo gas
Tbm ja corrigidas
pag 8
1 - quanto maior for a agitação maior sera a tempertura de um corpo e um corpo menos quente tem um menor grau de agitação
2 - Quando existe pouco calor, ou nao existe, a temperatura do corpo abaixa alguns graus, causando a sensação de frio.
3- Nao , pois depende da temperatura ambiente
LIÇÃO DE CASA!
1 - Sao a celsius firenheith e kelvin
2 - Sim celsius p/ firenheith (ºF=ºC.1,8+32)
firenheith p/ celsius (ºC=(ºf.32)/1,8)
celsius p/ kelvin ( k = ºC+273,15)
kelvin p/ ceusius (ºC=K-273,15)
Tbm ja corrigidas
Amanha passo o resto tenho até a pag 20 corrigidas tudo beijoss
qro as pgs. 31 áté a 35
me ajudem
plz..
preciso da pag: 29 (licao de casa)
se alguem tiver posta ai por favor...
bjoss
eae galera postem a pagina 28 por favor preciso muito..é para terça feira ..
lição de casa da pg 29 eu preciso
preciso da pg 31 32 33 34 e 35 por favor
Alguem pode passar a Lição da Casa da página 29 fazendo um favor.
Obrigado p quem passar
Alguem pode passar as respostas da Lição de Casa da página 35 (exercício 1,2 e 3) eu agradeço a quem passar
Olá :)
agradeço a todos pela ajudinha
especalmente a Ananda Guerra
Beijos
Olá :)
agradeço a todos pela ajudinha
*especialmente a Ananda Guerra
Beijos
preciiiso urgente da pág. 31 :s
quem puder ajudar agradeço desde já .!
Oi pessoal gostaria de saber as respostas da pag. 41 por favor se tiverem postem =) obg!
oi por favor preciso da pg 29 urgente me ajudem por favor.
preciso da página 25,29(situação de aprendizagem)31,35,36,37,50 e 51
vlw pessoal!!!!!!!!!!
PAG 29
Situação de aprendizagem 7
Porque a massa isola o ar quente no interior do pastel
PAG 35
Situação de aprendizagem 8
Sais Minerais, Proteina, Gordura
PAG 50
1) Porque a pressao atmosferica não diminui
2)A) A coluna de ar acima de nós vai diminuindo, aí a formação das nuvens
B) Condensação do vapor d' agua saturado
C) As superfícies que condensam o vapor d' água são muito frias, aí as goticulas de vapor se congeçam ao tocarem a superfície resfriada
D) Parecido com o da geada mas só que o vapor não precisa entrar em contato com nenhuma superfície.
LIÇÃO DE CASA :
1) Organização não governamental;
Grupo de pessoas em pro há uma unica causa
2) São empresas de países ricos que tem sede no mundo inteiro
PAG 41
2) não, devemos pensar tbem no valor nutricional
3) O mais calorico é mais energetico
4) Fornecimento de energia
5 "
Muito Obrigado a todos
por favor preciso das pag 36,37,
pra agora
blz
bjs
alguem por favor poderia me pasar as
pag 36,37 agora por favor
valew
Amanda Guerra... tu tem msn? passaa aee?! pleaseee...
e vlw pelass respostasss ;D
beeijosss
Lição de Casa pag 29
O queijo dentro da massa do pastel tem mais capacidade térmica que a massa por isso o queijo fica mais quente.
Miih
OOiIIi mtOOo brigadin!!!!
bzOo ^^)
euuu queriia da páag. 29 a lição de casaa algueem me ajudaa?
Lição de Casa pag 29
O queijo dentro da massa do pastel tem mais capacidade térmica que a massa por isso o queijo fica mais quente.
Porque a massa isola o ar quente no interior do pastel
alguemm tem a Pag 31,32,33??
oi gente eu tenho a resposta da pag/31
mãos á obra!
(01)QUAL DOS COPOS TEM ÁGUA MAIS QUENTE?
R:BOLINHA DE GUDE .
(02)QUEM ESQUENTA MAIS RAPIDO?
R:BOLINHA DE GUDE.
(03)QUEM ESFRIA MAIS RAPIDO ?
R:esfera de metal.
(04)QUEM LIBERA MAIS CALOR ?
R: ESFERA DE METAL
PAG 31 ESTA AI ENCIMAR É SO COPIA !!!!!
Eu acho que a da página 31 está errada... Porque meu professor corrigiu e deu tudo Esfera de metal! =/
Pessoal, alguém tem a pesquisa da página 29?
Que está acima da Situação de aprendizagem 7...
^^
Gente eu preciso URGENTE da pag. 29 a pesquia.
vlw
E a resposta da pagina 32,33.
blz
a pg/ 29 esta la encima é so voce procura
mãos á obraa!
1-QUAL DOS COPOS TEM ÁGUA MAIS QUENTE?
esfera de metal .
QUEM ESQUENTA MAIS RÁPIDO?
esfera de metal .
QUEM ESFRIA MAIS RÁPIDO?
bolinha de gude .
QUEM LIBERA MAIS CALOR ?
esfera de metal.
resposta certa estar ai em cima desculpa que eu errei na hora de escreve
pag 29
voce aprendeu?
convecção: é quando o calor libera o oxigenio que existe em algumas coisas liquidas
irradiação: Sao ondas de calor liberadas por objetos electro magneticos
lição de casa:
Por que a massa fica isolando o ar quente dentro do pastel
Por favor alguém tem a pag 36 e 37?
Preciso ate hoje a noite
gostei d+s do blog
eu preciso da pag.32,33 pra urgente qm me ajuda??
preciso da pagina 40 em diante
urgente
pag 33
5 litros de agua
1 garrafa
Gente, preciso das páginas 36, 37 e 44. O professor vai corrigir até a página 26, quando ele corrigir eu posto.
Páginas >> 36, 37, 44
QUEM TIVER POSTE POR FAVOOOR !!!!
LIÇÃO DE CASA DA PAGINA 35
PRECISO DA LIÇÃO 2 e 3
QUEM TIVER FEITO POSTE POR FAVOR !
LIÇÃO DE CASA DA PAGINA 35
PRECISO DA LIÇÃO 2 e 3
QUEM TIVER FEITO POSTE POR FAVOR !
Pessoal sério mesmo preciso da atividade 1 e 2 da página 44 de física !
Se vocês puderem me ajudar fico muito grato !
Obrigado Sthifler
Preciso da atividade 2 da página 44 !
Me ajudem por favor !
Grato Sthifler
Gentee ajuda eeo na lião da pagina 25 a experiênciaa. tem comoo?
Como havia prometido, aqui estão as respostas de TODO o caderninho do mal:
PÁGINA 4
ROTEIRO 1
1. febre, fogo, chama, termômetro, incêndio, explosão, vulcão, geladeira, gelo, sol, fósforo, vapor, água, fricção, radiação, queima de combustível.
2. Variar a temperatura. (pra mais ou pra menos)
3. Vulcão, termômetro.
3. SUBSTÂNCIAS E MATERIAIS >> fogo, chama, água.
PROCESSOS E FENÔMENOS >> incêndio, febre, explosão, radiação, queima de combustível.
MÁQUINAS, APARELHOS E SISTEMAS NATURAIS >> termômetro, fósforo, geladeira, sol, vulcão.
PÁGINA 5
FÍSICA TÉRMICA NO DIA-A-DIA
1. Energia produzida pelos movimentos das moléculas, determina o estado, temperatura, e outras qualidades variáveis de um corpo.
2. Temperatura é uma grandeza física capaz de nos informar o quanto um objeto está quente ou frio.
3. Trata do estudo do calor e da sua transferência.
PÁGINA 7
ROTEIRO 2
LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
MODELO SINTÉTICO MOLECULAR
1. Indica com que intensidade as moléculas se movem.
2. água do mar, corpo humano, água fervendo, óleo em que as batatas estão sendo fritas.
PÁGINA 8
VOCÊ APRENDEU?
1. É o atrito entre as moléculas.
2. A sensação de quente ocorre quando a temperatura está mais elevada e a sensação de frio ocorre quando a temperatura está menos elevada.
3. Sim. Chama-se zero absoluto. É quando as moléculas de matéria param de vibrar. Isso representa -273 ºC.
LIÇÃO DE CASA
1. Célsius, Farhenheit e Kelvin. As escalas foram criadas para medir a temperatura dos experimentos de seus criadores. Tem esses nomes por causa de seus criadores.
2. Sim. Usando equações de acordo com as temperaturas usadas.
PÁGINA 9
4. Sólido, líquido, gás e plasma. A temperatura e intensidade da vibração das moléculas.
PÁGINA 11
ROTEIRO 3
1. Não. Pois mesmo um termômetro comercial não apresenta resultados muito precisos, como o termômetro de um laboratório por exemplo.
PÁGINA 12
2. Água quente≈ 80ºC ; Corpo≈ 35,7ºC
3. Trocar o álcool por outra substância mais sensível ao calor.
4. Mais devagar. Porque o calor não está sendo passado diretamente ao álcool.
5. Porque a temperatura se eleva, e com isso ele dilata, fazendo a coluna aumentar.
PÁGINA 13
DILATAÇÃO TÉRMICA
1. Se a temperatura aumentar, o buraco diminui, e se a se temperatura diminuir, o buraco aumenta.
2. Diminui também, pelo fato do corpo contrair.
PÁGINA 14
VOCÊ APRENDEU?
1. Porque se não, a temperatura externa pode alterar o resultado.
2. A dilatação do mercúrio.
3. Porque são tipos diferentes de matéria que estão sendo medidas.
LIÇÃO DE CASA
1. DILATAÇÃO LINEAR >> Quando os corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja, eles sofrem aumento ou diminuição nas suas dimensões
DILATAÇÃO SUPERFICIAL >> é aquela na qual ocorre variação na área do corpo.
DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA >> É aquela em que ocorre quando existe variação das três dimensões de um corpo: comprimento, largura e espessura.
DILATAÇÃO APARENTE >> É aquela diretamente observada, onde o volume do líquido que está em um recipiente aumenta e transborda (derrama).
PÁGINA 15
PESQUISA DE CAMPO
ROTEIRO 4
1. Nosso corpo, o forno, a geladeira, o microondas, o congelador.
PÁGINA 16
LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
1. Porque o aumento ou diminuição descontroladas da temperatura podem causar conseqüências.
2. Duas lâminas de dilatação diferente, montadas como uma só, que quando aquecida, se curva e pode ser usada como chave.
3. Porque têm diferentes dilatações, e caso dilatem, podem causar acidentes.
PÁGINA 17
VOCÊ APRENDEU?
1. Porque a temperatura elevada demais causa estado febril, e temperatura baixa demais causa hipotermia.
2. Através do suor. O suor evapora e com isso o corpo se resfria.
PÁGINA 18
03. Porque quando o metrô se aproxima, a energia que passa pelos trilhos se intensifica, e com isso dilata. Caso não haja esse espaço, os trilhos se sobrepõem, causando acidentes.
04. Ferro de passar roupa, refrigerador e chuveiro.
LIÇÃO DE CASA
1. O corpo não suporta temperaturas menores que -15ºC e maiores que 50ºC.
2.>> É SÓ RESPONDER AS PERGUNTAS DA PÁGINA 20. <<
PÁGINA 20
ROTEIRO 5
1. fósforo, fogo...
2. fogão
3. panelas de metal
4. freezer
5. congelador
6. FONTES DE CALOR >> fósforo, fogo
MATERIAIS CONDUTORES DE CALOR >> Panelas de metal
PÁGINA 22
1. -30 ºC >> DESENHAR VÁRIAS BOLINHAS BEEEM JUNTINHAS
50 ºC >> DESENHAR VÁRIAS BOLINHAS MAIS OU MENOS PRÓXIMAS
300 ºC >> DESENHAR VÁRIAS BOLINHAS DISTANTES UMAS DAS OUTRAS
2. Porque o cobertor faz com que o calor permaneça no nosso corpo.
3. a-) B cede / A recebe
b-) B cede / A recebe
c-) A e B se mantém
4. Calor é o resultado da agitação das moléculas e temperatura alta é excesso de calor.
PÁGINA 23
5. a-) equilíbrio
b-) equilíbrio
c-) equilíbrio
d-) cede
e-) cede
VOCÊ APRENDEU?
1. Frio é a energia de baixa intensidade produzida pelo atrito das moléculas.
2. Ambos apresentam a vibração das moléculas em extremos diferentes. O frio apresenta baixa intensidade de atrito das moléculas.
PÁGINA 25
ROTEIRO 6
1. Houve aumento de temperatura em uma das extremidades e havendo também uma condução.
2. Conforme se usa um cano no período do dia o motor aquece e há transferência de calor.
PÁGINA 26
RESPONDA:
1. Ele girou pelo fato do ar ficar menos rarefeito e assim a atmosfera fica mais leve.
2. Panela de pressão.
MÃOS À OBRA
1. O calor produzido pela vela faz com que as moléculas das mãos vibrem com mais intensidade e com isso, a temperatura das mãos aumenta.
2. Ao chegar perto de um forno ligado ou ao abrir um congelador
PÁGINA 28
PROCESSO DE TROCA DE CALOR
1. a-) irradiação
b-) convecção
c-) condução
2. Convecção. Porque o ar quente, por ser mais leve deixa a chama da vela na vertical.
3. Aquecedor >> Ambiente baixo
Ar- Condicionado >> Ambiente alto
VOCÊ APRENDEU?
CONDUÇÃO >> é quando algo conduz calor, eletricidades de outros fenômenos.
CONVECÇÃO >> é quando o calor libera o oxigênio que existe em algumas coisas líquidas.
IRRADIAÇÃO >> são ondas de calor liberadas por objetos eletromagnéticos.
LIÇÃO DE CASA
Porque a massa isola o ar quente no interior do pastel, e o queijo tem uma grande capacidade térmica.
PÁGINA 31
1. Esfera de metal
2. Esfera de metal
3. Bolinha de gude
4. Esfera de metal
PÁGINA 33
1. 5 litros
2. 1 garrafa
PÁGINA 34
1. a-) 300 cal / g ºC
b-) 150 cal / g ºC
c-) 9 cal / g ºC
2. água -> 3000 cal; gelo -> 1500 cal; chumbo -> 90 cal
3. água -> -280 cal; gelo -> -130 cal; chumbo -> -11 cal
4. Porque a capacidade térmica do alumínio é maior do que a do plástico.
VOCÊ APRENDEU?
1. Porque a maçaneta retém mais calor que a porta
2.Significa que ele está frio ou em algumas situações, água por exemplo, congelada.
PÁGINA 35
3. 100 cal
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 8
O MAIS ENERGÉTICO
Sais minerais, proteína, gordura
PÁGINA 36 E 37
ROTEIRO 8
>>>> DEVEM SER FEITAS EM LABORATÓRIO COM A SUPERVISÃO DO PROFESSOR <<<<
PÁGINA 38
2. Castanha
3. A castanha libera mais energia que o pão e possui substâncias mais calóricas.
4. Castanha
6. a-) Chocolate
b-) Aveia
PÁGINA 40
1. Gás hidrogênio
2. 1 kg de gasolina libera 11,000 kcal; 1 kg de álcool libera 4,700 kcal
3. 1L álcool -> R$ 1,20
1L gasolina -> R$ 2,30
VOCÊ APRENDEU?
1. Para obter energia.
2. Não. Nossa dieta deve ser baseada de acordo com as necessidades do nosso bio-tipo.
3. Libera mais energia.
4. É fonte de energia.
5. É importante não só para os humanos, mas para os seres vivos, porque nos “alimentamos” de calor.
PÁGINA 42
Durante o dia o calor sobre a superfície da água se desloca em direção a areia devido à convecção. O contrário ocorre à noite.
PÁGINA 44
AGORA RESPONDA:
1- A areia sofre maior variação pelo fato do calor específico da areia ser bem menor que o da água, mesmo que ambas
recebam a mesma quantidade de calor.
2- A areia não tem alto teor de calor específico, ou seja, é má condutora, portanto, o aquecimento se restringe a uma
camada fina. Já a água, por ser quase transparente, chega a aquecer mais, porém a temperatura da água se dissipa mais
rápido do que a da areia.
PÁGINA 46
PARA SABER
1. Durante o dia a areia recebeu do sol e esse calor é empurrado para o mar.
2. Sim, devido a grande emissão de gás carbônico na atmosfera
3. a-) 500 cal
b-) 800 cal
c-) 500 cal
5. O calor sensível muda a temperatura. O calor latente muda o estado físico da matéria.
6. O vento é o ar em movimento; a convecção é formada por correntes de ar quente e frio.
7. Porque parte do calor é utilizada para evaporação da água.
PÁGINA 49
1. Elas se formam de jeitos semelhantes.
2. Se formam do mesmo jeito, porém a neve passa por um choque térmico.
PÁGINA 50
1. Porque recebem calor constantemente.
2. DA CHUVA >> o vapor de água sobe e condensa nas camadas mais altas, formando chuva.
DO ORVALHO >> o vapor de água condensa e entra em contato das superfícies frias
DA GEADA >> o vapor de água condensa em contato com superfícies extremamente frias, formando cristais de gelo.
DA NEVE >> o vapor de água condensa e atinge o ponto de congelamento, ou seja, flocos de neve.
LIÇÃO DE CASA
1. Organizações não governamentais em prol de um único objetivo específico.
2.Empresas presentes em vários países.
PÁGINA 51
3. É o conceito sistemático relacionado com a continuidade de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
4. Grande emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre
PÁGINA 56
1. É um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases na atmosfera.
2.É um aquecimento em todo o planeta, onde a temperatura aumenta, causando conseqüências com o aumento do nível do mar. Esse aumento de temperatura se deve ao fato de o planeta receber muita radiação e raios ultravioleta. Foi o que aconteceu para causar o degelo do planeta na era glacial.
Pagina 29
pergunta: Pesquise na biblioteca de sua escola ou na internet, e explique como os processos de transferência de calor estão relacionados com o bom funcionamento de uma geladeira e de uma garrfa termica.
RESPOSTA: A geladeiraé forrada com lã de vidro nas paredes assim evitam a condução. A garrafa Termica é feita internamente de espelho para evitar a irradiação. Tambem na garrafa termica tem uma separação com ar para evitar a condução; e tanto a geladeira e a garrafa termica quando bem fechados evita a convecção
OBS: Um profº que conheci no blog me passou essa, então creio 100% que a resposta está certa
Olá preciso da resposta 3 da página 56 com urgencia !
Obrigado
D a n i l o
Aew na minha escola ja chego a do 2° Bimestre...
o alguém ja tem resposta do livro do 2° ano volume 2
?
gente alguem tem as respostas do caderno do aluno volume 2....por favor....?
bjos
Não entendi a 25 alguém fez?
POstem dnovo por Favor!!!
alguem te o exercício 4 da pag 46 !! por favor
IMPORTANTE, PODEMMM COLOCA O VOLUME 2, DAS APOSTILAS DO SEGUNDO COLEGIAL POR FAVOR :]
VLWS AI ABRAÇOS
Pagina 46
Ex: 4
Q= MCD (aquele O riscadinho) =200ºC + 10ºC= 2000ºC= 5= -10000cal Q= 10Kcal
gente eu preciso das questoes 1,2 e 3 da pagina 28 urgente por favor
agradeçoo
volume 2 gente???
pag 28
1.
a) O calor da brasa passa para a carne através do ar.
b) Irradiação
c) Condução
2) Convecção, as camadas de ar proximo e chamado vela estao masi quente.
3) Aquecedor eletrico na parte inferior.
Alguém por favor tem a resposta da pag:29 Lição de Casa?
- que fala das trasferencias de calor da Geladeira e da Garrafa térmica??
PÁGINA 42
Durante o dia o calor sobre a superfície da água se desloca em direção a areia devido à convecção. O contrário ocorre à noite.
PÁGINA 44
AGORA RESPONDA:
1- A areia sofre maior variação pelo fato do calor específico da areia ser bem menor que o da água, mesmo que ambas
recebam a mesma quantidade de calor.
2- A areia não tem alto teor de calor específico, ou seja, é má condutora, portanto, o aquecimento se restringe a uma
camada fina. Já a água, por ser quase transparente, chega a aquecer mais, porém a temperatura da água se dissipa mais
rápido do que a da areia.
PÁGINA 46
PARA SABER
1. Durante o dia a areia recebeu do sol e esse calor é empurrado para o mar.
2. Sim, devido a grande emissão de gás carbônico na atmosfera
3. a-) 500 cal
b-) 800 cal
c-) 500 cal
5. O calor sensível muda a temperatura. O calor latente muda o estado físico da matéria.
6. O vento é o ar em movimento; a convecção é formada por correntes de ar quente e frio.
7. Porque parte do calor é utilizada para evaporação da água.
PÁGINA 49
1. Elas se formam de jeitos semelhantes.
2. Se formam do mesmo jeito, porém a neve passa por um choque térmico.
PÁGINA 50
1. Porque recebem calor constantemente.
2. DA CHUVA >> o vapor de água sobe e condensa nas camadas mais altas, formando chuva.
DO ORVALHO >> o vapor de água condensa e entra em contato das superfícies frias
DA GEADA >> o vapor de água condensa em contato com superfícies extremamente frias, formando cristais de gelo.
DA NEVE >> o vapor de água condensa e atinge o ponto de congelamento, ou seja, flocos de neve.
LIÇÃO DE CASA
1. Organizações não governamentais em prol de um único objetivo específico.
2.Empresas presentes em vários países.
PÁGINA 51
3. É o conceito sistemático relacionado com a continuidade de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
4. Grande emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre
PÁGINA 56
1. É um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases na atmosfera.
2.É um aquecimento em todo o planeta, onde a temperatura aumenta, causando conseqüências com o aumento do nível do mar. Esse aumento de temperatura se deve ao fato de o planeta receber muita radiação e raios ultravioleta. Foi o que aconteceu para causar o degelo do planeta na era glacial.
3.O resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera
ESPERO TER AJUUDADOO!!
By:Dany;
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