Ensino médio

sábado, 4 de abril de 2009

Física 1º ano

Caderno do aluno
ensino médio 1º série

volume 1 - 2009


Física

83 comentários:

Marcelo disse...

Pag 7
4. Depende da velocidade que você transita.
5. Sim, se você estiver a uma velocidade maior que a média.
6. Significam a velocidade maxima para transitar neste local.

Anônimo disse...

eu preciso da apostila inteirinha alguém pode passa é urgenteee

Anônimo disse...

alguem por favor pode postar uma respostas aiio..
das pag 3 á 47...
pode ser ...?
por favor ...

Anônimo disse...

Conceitualmente a velocidade representa o espaço, ou distância, percorrido, dividido pelo tempo.

Para se percorrer uma distância, obrigatoriamente se passará um período de tempo. Quanto menor o tempo mais rápido é o deslocamento, e vice versa.

Dessa observação naturalmente surge o conceito de velocidade, que é a distância percorrida dividida pelo tempo. Daí porque a velocidade é expressa nessas unidades

Anônimo disse...

laaah em cima é PG 7 exercicio 7 ;)

Anônimo disse...

eu preciso das paginas 10 , 12 , 13 \z
alguem ?

Anônimo disse...

Pagina 3
1-) Faça uma lista dos movimentos que você realizou hoje e de tudo que viu em movimento desde quando acordou.
Esticar os braços, respirar, andar, abrir a porta, lavar as mãos, dar descarga, tomar banho, trocar-se, escovar os dentes, beber água, pular, o ponteiro do relógio, o ventilador, a bicicleta passando, o carro na rua, o ônibus freando, o pássaro voando, pentear o cabelo, bocejar, escutar um CD de música, subir as escadas, dar tchau para os pais, beijar, abraçar alguém, correr, agachar, levantar algum objeto, cachorro latindo, as árvores balançando com o vento, o vento, escrever no caderno, esbarrar no colega, varrer a sala, lavar a louça, passar a roupa, abrir uma lata de refrigerante, comer, cortar o pão, abrir a geladeira, apertar o interruptor, sentar, etc.

2-) O que foi necessário para realizar cada um desses movimentos (combustível, alimento, uma rampa, ter pernas, ter rodas etc.)?
Para realizar esses movimentos foi necessário força e energia, e as fontes dessa força e energia podem variar. No caso de esticar os braços, respirar, andar, correr, bocejar, beijar, abraçar, esbarrar, é necessário o alimento, que fornecerá a energia química para o corpo. No caso de veículos essa energia pode vir do agente humano que o controla (ciclista, motorista) e também do combustível e da bateria. O ventilador, a geladeira, o ferro de passar e o toca CD utilizam a energia elétrica, o vento a energia do Sol. Pular e dar a descarga utilizam a energia gravitacional. O relógio pode funcionar com pilhas ou bateria. Para alguns movimentos além da fonte de energia também são necessários alguns elementos, como água para tomar banho e lavar as mãos, vassoura para varrer a sala, comida para comer, escadas para subí-las etc.

Pagina 4
3-) Quais as finalidades de cada movimento?
A finalidade de andar, correr, usar a bicicleta, o carro ou o ônibus é a locomoção, se deslocar, chegar a algum lugar.
A finalidade do ponteiro do relógio é marcar a passagem do tempo.
A finalidade do ventilador é produzir vento e aliviar o calor.
A finalidade de tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos, usar a descarga, trocar-se é a higiene pessoal.
A finalidade de comer, respirar, beber água, cortar o pão, abrir uma lata de refrigerante e abrir a geladeira é se alimentar e obter energia.
A finalidade de lavar a louça, passar a roupa, varrer a sala, pentear o cabelo é manter a ordem e a limpeza.
A finalidade de abraçar, beijar e dar tchau para os pais é vivenciar sua afetividade e demonstrar carinho.
A finalidade de escrever no caderno é guardar informações ou exercitar habilidades.
A finalidade de ouvir música é divertir-se, relaxar ou distrair-se.
A finalidade de apertar o interruptor é permitir a passagem de corrente para algum aparelho ou máquina. Etc.

a) Dentre eles, quais movimentos tiveram a finalidade de deslocamento?
Esticar os braços, andar, pular, a bicicleta passando, o carro, o ônibus freando, o pássaro voando, pentear o cabelo, subir as escadas, varrer a sala (deslocar o lixo), etc.

b) Quais movimentos produzem o giro?
O ponteiro do relógio, o ventilador, abrir a porta (não um giro completo), abrir a geladeira (como a porta dos ambientes a porta da geladeira também gira presa a um eixo), dançar, dar a descarga, escovar os dentes, escrever no caderno, etc.

c) O que foi utilizado para controlar os movimentos?
Para controlar os movimentos foram utilizados o cérebro (movimentos do corpo de seres vivos), os freios, acelerador, volante, guidão, a força dos braços, o interruptor, a torneira, botões, etc.

d) É possível ampliar a força usando os movimentos?
Sim. Podemos pensar nisso de duas maneiras distintas. No caso de seres vivos, eles podem ampliar sua força (força no sentido do senso comum) através dos movimentos de um exercício físico ou musculação. Em um sentido mais físico (da disciplina Física), podemos ampliar nossa força utilizando os movimentos de algumas ferramentas ou partes do corpo específicos. Exemplo: ao utilizar um abridor de garrafa, o movimento que fazemos nele para abrir a garrafa amplia nossa fora, que de outro modo teríamos que utilizar maior energia e produzir uma força maior para abrir a garrafa sem o abridor. Um carrinho de mão, amplia nossa força, já que para carregar muitas coisas nele fazemos menos força do que se carregassemos as mesmas coisas sem o seu uso. Para varrer a sala, a vassoura e seu movimento amplia nossa força, pois juntar todo o lixo do chão sem utilizar-se do movimento de varrer gastaria mais energia. Etc.

e) Converse e identifique as semelhanças e as diferenças dos movimentos realizados, o que é necessário para produzir esses movimentos e para controlá-los. Anote as conclusões do grupo.
Há essencialmente dois tipos de movimentos identificados, o movimento de deslocamento, que na Física vamos chamar de movimento linear, onde há a mudança de lugar do corpo que se movimenta, e o movimento de giro ou rotação, chamado na Física de movimento angular, onde o que varia não é a posição de todo o objeto e sim apenas de parte dele ou de suas extremidades, mantendo-se um ponto fixo que chamamos de eixo, em torno do qual o objeto ou corpo se movimenta, lembrando que para ser um movimento de rotação o eixo em torno do qual ocorre o giro deve fazer parte do próprio corpo ou estar intrínseco nele. Exemplo: Andar em círculos com uma bicicleta não é um movimento de rotação ou angular e sim um deslocamento, pois, toda a bicicleta está constantemente mudando de lugar mesmo que retorne ao mesmo depois de um tempo, por outro lado, seus pneus e aros produzem rotações, já que giram em relação a seu centro (o eixo) sem afastar-se dele.

Para produzir e controlar os movimentos são necessárias forças. E uma força que produz, controla ou pára um deslocamento demanda energia de sua fonte, da mesma maneira para as rotações teremos os torques, que semelhante as forças, são os responsáveis por produzir, controlar ou parar o movimento angular, e demandam também energia.

A relação entre Força e Torque será vista mais para frente

Anônimo disse...

Página 6
2. O que significam as placas que indicam distâncias, por exemplo: lombada a 300 metros, restaurante a 3 quilômetros, próxima cidade a 22 quilômetros etc.? A lombada, o restaurante ou a cidade estão longe ou perto?

Essas placas significam a distância que há da placa até o local indicado. O fato dos locais estarem longe ou perto vai depender com o que você está comparando (lembrando que longe e perto são advérbios), e da velocidade que você está em seu veículo ao avistar a placa. Por exemplo, 22 km é perto se comparamos com uma cidade a 420 km de distância, mas é longe se comparo com uma lombada a 300 metros. A mesma lombada pode estar próxima se estou com velocidade de 40 km/h, ou distante se estou com uma velocidade de 5 km/h.

Página 7
3. O que significam as placas que indicam tempo, por exemplo: posto a 5 minutos, restaurante a 15 minutos etc.?

Significa que este é o tempo que você pode levar para chegar até o local a partir do momento em que você avistou a placa.

4. Será que você realmente chega a essas localidades no tempo indicado?

Apenas se você estiver na velocidade máxima permitida da pista. Já que este tempo é calculado levando-se em conta o limite de velocidade. E se você não tiver nenhum imprevisto ou impecilho durante o trajeto.

5. Você pode demorar um tempo menor que esse?

Pode. Mas para isso deverá trafegar a uma velocidade superior a velocidade máxima permitida.

6. O que significam as placas que indicam limite de velocidade?

Significam que o veículo não deve ultrapassar daquele limite de velocidade para que possa trafegar com maior segurança.

7. Por que a velocidade dos veículos é expressa em unidade de distância dividida por unidade de tempo, como km/h ou m/s ou cm/s?

Porque a velocidade de um veículo significa a distância que o mesmo percorre em um certo tempo. Logo para calculá-la devemos dividir a distância percorrida pelo tempo que levamos para percorrê-la.

Anônimo disse...

Ou por favor poem o resto das respostas ae q eu presciso dela pra semana q vem valeu !

Anônimo disse...

Élton
Ae galera Muito Obrigado , Valew mesmo Ajudo pa kRaks Assin que eu tiver auguma resposta
Pod Da ki eu coloko

Anônimo disse...

precisoo das respostas da pg 8 pooor favoor.. é urgeente e praa quarta feeiraa vaalew

Unknown disse...

Alguem sabe a pagina 16

Anônimo disse...

me ajudem !!!
a coisa da minha prof quer o cadrno completo dia 28 [O.O] e ela ñ explica nda !!!
e ela vai dar nota como se fosse prova !!!!
plixxx me ajudemmm
VlW

Anônimo disse...

Página 8

8.A)

S = V x T
33 x 90 x T
30 = t
90

B)Sim
C)sim
D)Sim

E)190º, 18333, 2444

Página 9

1. O policial usa a distância percorrida entre dois pontos e a medida de tempo registrado para determinar a velocidade média do infrator, já as lombadas eletrônicas possuem dois sensores de pressão localizados no asfalto, que determinam a distância percorrida e a velocidade média do infrator.

2. Não. Porque ele não ultrapassou o limite dos segundos para percorrer um trajeto.

3. O policial divide a distância percorrida pelo o tempo perdido, já a lombada eletrônica possui 2 sensores de presão que determina a distância percorrida e o marcador digital de tempo que indentifica os infratores.

4. O tempo é medido entre os disparos os travamentos do marcador por meio dos sensores de presão fixo no chão ajustado para adicionar quando um viculo autorizado passa por ele.

Anônimo disse...

alguem tem a pag 21 e 22?

mariana disse...

pag 11, 12, 13 e 14 alguem tem?
UrgenteEEE

Anônimo disse...

Aêe pessôoas valeôo pelas respostas seemprêe qé pudeêr postareei as que eu saabeer e tivêer
certeza !!=)
beeijos veleôo ♥

Anônimo disse...

PAG 11 :D


1. Porque como o intervalo de tempo é menor,garante que as variações sejam pequenas e a velocidade medida à velocidade efetivamente desenvolvida pelo veículo

2. A diferença é que a velocidade média não corresponde a uma boa aproximação das velocidades que o veículo realmente desenvolveu. Já a velocidade instantânea corresponde a desenvolvida pelo veículo

Lidia disse...

pag 10

3- o policial divide a distância percorrida pelo tempo perdido, ja a lombada eletrônica possui sensores de pressão que determina a distância percorrida e o marcador digital de tempo que identificaos infratores.

4- o tempo é medido entre os disparos os travamentos do marcador por meio dos sensores de presão feito no chão ajustado para adicionar quando um veículo autorizado a passar por ele.

pag 18

4- carro:interage com o solo.
avião:interação com o ar.
barco:interação com a água.

5- porque a bicicleta é bem mais leve e tem menos atrito, quanto mais pesado menor será a força de atrito.

6- é necessário a aplicação de uma força para mudar a trajetória, com o carro e o avião é a mesma coisa.

7- com a força da gravidade.

8- não é possível qualquer alteração do movimento sem sua compensação por outra auteração.

pag 19

9- a- bola de futebol:chute.
bolinha de gude:transfere seu movimento para um outro objeto.
os esportes em geral também tem as suas transferências.

b- nadar e remar:empurra a água para tráz e se desloca para frente.

c- correr:joga terra ou pedras para trás e se desloca para frente.

pag 20

aconteciento:
antes
joãozinho perde
tonhao perde
carlinhos perde

joãozinho:
40
0
40
120

carlinhos:
30
30
80
0

tonhão:
50
90
0
0

total:
120
120
120
120

2- não é alterado

3- sim é alterado

4- sim

5- sim tem que se considerar, se não as figurinhas irão alterar o valor total.

6- em um sistema isolado a quantidade de movimento total do sistema conserva. a quantidade de figurinhas está fazendo uma comparação com a quantidade de movimento.

pag 22

1- porque a bola transfere o choque~para jogar(movimento).

2- por falta de atrito.

3- porque o atrito segura o carro.

pag 23

se uma bola bem leve for jogada em uma bola bem pesada, a bola leve vai bater na bola pesada passa o choque para a bola leve, a bola leve vai se deslocar e a bola pesada não vai se movimentar.

pag 24

1- vai depender da velocidade do veículo, da força e do movimento.

2- a- as rodas travam e a roda é arrastada pelo chão.

b- freiada devagar(aos poucos)

c- freio engatado, o veículo vai parando aos poucos, afogamento do motor. devido ao atrito do motor a rotação diminue aos poucos.

d- ponto morto: desengrenado e desfreiado

3- força de atrito:
-3400
1360
-272

tempo da freada:
4
10
50

n.s:
-13600
-13600
-13600

Lidia disse...

pag 10

3- o policial divide a distância percorrida pelo tempo perdido, ja a lombada eletrônica possui sensores de pressão que determina a distância percorrida e o marcador digital de tempo que identificaos infratores.

4- o tempo é medido entre os disparos os travamentos do marcador por meio dos sensores de presão feito no chão ajustado para adicionar quando um veículo autorizado a passar por ele.

pag 18

4- carro:interage com o solo.
avião:interação com o ar.
barco:interação com a água.

5- porque a bicicleta é bem mais leve e tem menos atrito, quanto mais pesado menor será a força de atrito.

6- é necessário a aplicação de uma força para mudar a trajetória, com o carro e o avião é a mesma coisa.

7- com a força da gravidade.

8- não é possível qualquer alteração do movimento sem sua compensação por outra auteração.

pag 19

9- a- bola de futebol:chute.
bolinha de gude:transfere seu movimento para um outro objeto.
os esportes em geral também tem as suas transferências.

b- nadar e remar:empurra a água para tráz e se desloca para frente.

c- correr:joga terra ou pedras para trás e se desloca para frente.

pag 20

aconteciento:
antes
joãozinho perde
tonhao perde
carlinhos perde

joãozinho:
40
0
40
120

carlinhos:
30
30
80
0

tonhão:
50
90
0
0

total:
120
120
120
120

2- não é alterado

3- sim é alterado

4- sim

5- sim tem que se considerar, se não as figurinhas irão alterar o valor total.

6- em um sistema isolado a quantidade de movimento total do sistema conserva. a quantidade de figurinhas está fazendo uma comparação com a quantidade de movimento.

pag 22

1- porque a bola transfere o choque~para jogar(movimento).

2- por falta de atrito.

3- porque o atrito segura o carro.

pag 23

se uma bola bem leve for jogada em uma bola bem pesada, a bola leve vai bater na bola pesada passa o choque para a bola leve, a bola leve vai se deslocar e a bola pesada não vai se movimentar.

pag 24

1- vai depender da velocidade do veículo, da força e do movimento.

2- a- as rodas travam e a roda é arrastada pelo chão.

b- freiada devagar(aos poucos)

c- freio engatado, o veículo vai parando aos poucos, afogamento do motor. devido ao atrito do motor a rotação diminue aos poucos.

d- ponto morto: desengrenado e desfreiado

3- força de atrito:
-3400
1360
-272

tempo da freada:
4
10
50

n.s:
-13600
-13600
-13600

Anônimo disse...

preciso da pg 14 pelo amor de Deus, pra agora se possível ¬¬ xD plss
obrigada ;D

Lidia disse...

ops mandei duas vezes malws'

mariana disse...

gente alguem tem a pag 12, 13 e 14.
U.R.G.E.N.T.E!!!
oBRIGADA

Anônimo disse...

briiigaadaa peelaas resposstaas qando euu tiveer .. as respostaas doos professoores euu posstoo.. sz
by..:Andressa

Anônimo disse...

jente me ajudem passa a resposta da 12,13,14,15 tabom por favor e pra entregar hoje vlwwww

Unknown disse...

alguem Sabe as Resposta da Pag. 13e14?

Anônimo disse...

pag:
3)
2.314.27,5=172,7cm
a distancia ddo pneu é de 1,727cm
4)
1pneu=1,727
600x1,727 m
delta s=1036,2m
1mi=60s
v=delta s dividido por delta =1036,2divido6=17,27m/s x3,=62km/h
nao sei se vcs vao entender mais estao ai...

Anônimo disse...

genteeeee... precisoo muitoo das paginas 12,14,17,25,28,29,37 e 46 !
URGENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.
por favoor me ajudeeeeeem. precisoo muitoo
praa hojee plix..
bjooooo

Anônimo disse...

preciso da 25...............

Anônimo disse...

pag 12

3) 55 cm = 27,5 cm
4 não sei

Anônimo disse...

preciso das pags. 13, 14 e 15. até quinta!

Anônimo disse...

oi gente por favor me ajuda presiso da pag. 25 , 26 , 27 é para amanha U.R.G.N.T.E Vai valer nota me ajuda por favor . ... Vanessa. obrigada.

Anônimo disse...

RONALDO

Anônimo disse...

genteeee..
pag. 14,17,25,28,29,37 e 46. Alguéem?
por favor é para amanhã :/
me ajudeem !
bjoo. ♥

Anônimo disse...

rolnado brinlha muito no corinthians

monique disse...

Ronaldo

Anônimo disse...

SERÁ KII ALGUÉM SABE A RESPOSTAS DA PAGINA 16 PELO AMOR DII DEUS

Anônimo disse...

alguem sabe a resposta da pág.32 e 33 poor favooor!.. vlw..precisoo ateh hj só..

Anônimo disse...

alguém tem a pg 12,13,14
por favor obrigada

Anônimo disse...

por favor alguem tem as pag 12,13,14,15,16,17,e18.
por favor é URGENTE
OBRIGADA :):)

Anônimo disse...

por favor preciso da pag 24 ate a 37

Elis sz Carlos disse...

lição de casa pg 12 me ajudemm ♥

Anônimo disse...

Qual a resposta da pág 8 ex:8(f)?

Anônimo disse...

pág 13
[CORRIGIDO]
3. caminhão (d=86km) |2,5 h |9,5 |34,4
automovel (d=120km)|4h |8,3 |30
bicicleta (d=600km)|12min |0,83|2,99
pessoa (d=2km )|30min |1,11|4

espero ter ajudado

Anônimo disse...

acho q no lugar de bicicleta é aviao.........ali em cima^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

Anônimo disse...

meu professor colocou bicicleta ;s

Luena disse...

Gentem Pelo amor De Deus alguem tem resposta da pag. 25

vlw

LuH

Anônimo disse...

gentee, por favor eu to precisando das pags: 25,26,27,28,29 e 30.
Alguem sabe? please!

vlw.

Gabis.

Anônimo disse...

Pag.17

1. Para a bola de futebol se mover é necessário o chute, para a bola de volei se mover é necessário o toque com as mãos, para a bola de tênis é necessário as raquetes.
As bolas inicialmente paradas começam a movimentar-0se através do toque da pessoa.

2.Porque as bolas pequenas e leves tem mais facilidade para movimentar-se e por ser leve acaba tendo mais velocidade e facilita o jogo. Agora as bolas grandes e pesadas acaba tendo mais impacto e dificulta o jogo na hora de passar a bola para seu adversário.

3. A bolinha de tênis chega a 180km/h porque a bola é pequena e leve, conforme os jogadores vai tocando um para o outro a bola vai pegando mais velocidade e pode chegar até 180km/h.
Sim, é possível que o jogador seja tão rápido com os braços dependendo do jogador.

4. Para um veículo parado começar a se mover é necessário ter apenas um motorista.
Não.

5. Porque a bicicleta é menos pesada do que um carro, um ônibus e um caminhão.

6. É necessário a aplicação de uma força para mudar a trajetória, com o carro o avião é a mesma coisa.

7. Com a força da gravidade.

8. Não é possível qualquer alteração do movimento sem sua compensação por outra alteração.

Anônimo disse...

PAG. 25 GENTEEE

Anônimo disse...

paginas 33 e 34 urgente!

Anônimo disse...

ALGUEM TEM A RESPOSTA DA PAG 16 PELO AMOR DE DEUS

Anônimo disse...

Página 13 Liçao de Casa
1.) Vamos supor que um carro esteja andando em uma estrada a uma velocidade constante. Isso significa que a transmissão e o eixo de acionamento estão girando a uma velocidade que corresponde à velocidade do veículo. Isso também significa que o mandril no cabo de acionamento do velocímetro - já que está conectado à transmissão através de um conjunto de engrenagens - também está girando na mesma velocidade. Finalmente, o ímã permanente na outra extremidade do cabo de acionamento está girando.

À medida que o ímã roda, ele forma um campo magnético giratório, criando forças que agem no copo do velocímetro. Essas forças fazem a corrente elétrica circular no copo em pequenos redemoinhos, conhecidos como correntes de Foucault. Em algumas aplicações, as correntes de Foucault representam perda de potência e, por esse motivo, tornam-se indesejadas. Mas no caso de um velocímetro, as correntes de Foucault criam um torque de resistência que realmente funciona no copo do velocímetro. O copo e sua agulha giram na mesma direção que o campo magnético - mas somente até onde a mola permitir. A agulha no copo do velocímetro chega ao ponto de repouso em que a força oposta da mola equilibra a força criada pelo ímã giratório.

O que aconteceria se o carro aumentasse ou diminuísse sua velocidade? Se o carro anda mais rápido, o ímã permanente dentro do copo do velocímetro girará com mais rapidez, criando um campo magnético mais forte, correntes de Foucault maiores e uma maior deflexão da agulha do velocímetro. Se o carro anda mais devagar, o ímã dentro do copo gira mais lentamente, o que reduz a força do campo magnético, resultando em correntes de Foucault menores e menos deflexão da agulha. Quando um carro está parado, a mola mantém a agulha no zero.

O velocímetro eletrônico
Um velocímetro eletrônico recebe os dados de um VSS (vehicle speed sensor - sensor de velocidade do veículo), e não de um cabo de acionamento. O VSS é montado no eixo de saída de transmissão ou no virabrequim e consiste de um disco metálico dentado e um detector estacionário que cobre a bobina magnética. À medida que os dentes movem-se pela bobina, eles "interrompem" o campo magnético, criando uma série de pulsos que são enviados a um computador. Para cada 40.000 pulsos do VSS, os hodômetros auxiliar e total aumentam cerca de 1,6km. A velocidade também é determinada a partir da freqüência de pulsos de entrada. Os circuitos eletrônicos no carro são criados para exibir a velocidade tanto em uma tela digital quanto em um típico sistema analógico com uma agulha e um mostrador.

2.) Nas Cidades
vias de trânsito rápido 80Km/h
vias arteriais 60Km/h Possibilita a ligação entre bairros da cidade e dá acesso às vias locais e coletoras, antes denominadas via preferencial
vias coletoras 40Km/h Antes denominadas secundárias, são destinadas aos veículos que entram ou saem das vias de trânsito rápido ou das arteriais
vias locais 30Km/h
NAS RODOVIAS
automóveis e caminhonetes 110Km/h
ônibus e microônibus 90Km/h
demais veículos 80Km/h
NAS ESTRADAS*
todos os veículos 60Km/h
*Vias rurais não pavimentadas
ONDE EXISTIR SINALIZAÇÃO REGULAMENTANDO LIMITES, PREVALECE A SINALIZAÇÃO EXISTENTE

Página 14 Você Aprendeu?
2.) Seria de 120 km/h, pois o carro estaria andando com o dobro da velocidade.

3.) Lesma;
Tartaruga;
Pessoa caminhando;
Bola de futebol;
Bicicleta;
Correodr Olímpico;
Golfinho nadando;
Flecha;
Paraquedas;
Pardal voando;
Avião a jato;
Som na água;
Som no ar;
Avião superssônico;
Bala de revólver;
Satélite artificial;
Terra deslocando-se em volta do Sol;
Estação Orbital;
Foguete.

Página 15 Desafio!
A posição é calculada atraves de complexos calculos matematicos com base nos sinais de satelites e até aonde eu sei, na pratica são necessarios 4 e não apenas 3 satelites para que isso ocorra.

Quanto a velocidade vale dizer que ela não é um calculo instantaneo e sim atrasado geralmente 1 segundo em condições normais. O calculo de velocidade se da utilizando as ultimas 2 posições estabelecidas, assim consegue-se uma reta e com essa reta informações de tempo e distancia entre os dois pontos, dai ele consegue calcular a velocidade entre sua ultima posição e a posição presente, como isso acontece muito rapido (quase instantaneamente) e constantemente, da-se a impressão de que ele esta calculando a velocidade instantaneamente, mas não é o caso. Além da velocidade, o aparelho pode calcular diversas outras informaçoes baseado puramente no registro das antigas posições, por exemplo, distancia rodada, media de velocidade durante a viagem, tempo estimado de chegada, tempo estimado para chegar, direção, deslocamento da rota e por ai vai.

Página 16 Lição de Casa
1.) Desloca-se: todo o corpo/prancha
Gira: todo o corpo/prancha
Produz movimentos: onda/prancha
Amplia a força: pernas e pés
Permanece em equilíbrio: braços

2a.) deltaS= 9-15
deltaS= 6

deltaT= 3-0
deltaT= 3

Vm= 6/3
Vm= 2 m/s

2b.) Vm= 40/45
Vm= 0,8888... m/s

2c.) Vm= 100/9,9
Vm= 10,101010... m/s

Página 17 Situação de Aprendizagem 4
1.) É necessário um choque entre um objeto e a bola.

2.) Nos jogos com raquetes as bolas tem que ser pequenas para sofrer grande variação de velocidade, pois caso a massa da bola fosse grande a variação da velocidade seria pequena. Quanto mais massa menor a velocidade.

3.) Sim, apesar dos braços do tenista não tenham como atingir velocidade tão alta.

Página 18 Continuação
4.) Como a bicicleta precisa de uma interção por força de atrito com o chão, o barco precisa de interação com o mar e o avião com o ar.

5.) Porque a bicicleta tem menor massa.

6.) A interação entre o chão e a bicicleta que se altera o movimento. Com o carro é a mesma coisa. Enquanto, o avião depende da resistência do ar.

7.) Necessitam de algum atrito. A pedra e a bola atrito com algum objeto, enquanto a chuva nezessita da massa do ar.

8.) É impossível, qualquer alteração do movimento sem sua compensação por outra alterção em outra parte do sistema físico.

:D Espero ter cooperado. Esse blog é ótimo, e ajuda MUITO !

Anônimo disse...

preciso das respostas da situação de aprendizagem 7

Anônimo disse...

preciso das rspostas da situação de aprendizagem 8 por favor !!

Anônimo disse...

por faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaavor pag 32

Anônimo disse...

PAGINA 25


a-) Não depende .

b-) kg é equivalente com força .

c-) O tempo da freada .

d-) A força de atrito .

e-) A freada suave , porque vai parando aos poucos .

_________________________________________________

NUMERO 4 .

deltaQ = t.F

( obs: o delta é aquele triangulo na apostila tem e quem não sabe copia blzz ) ________________________________________________

NUMERO 5 .

(PESSOAL eu nao sei se essa ake ta certoo blzz )

Q = r.F

13600 = 0.5 . F

F = 13600
______

0.5

F = 27200 ( copiar duas vezes essa conta uma do lado da outra )



assim ke eu tiver mais eu postarei akee blzz abraços '

Anônimo disse...

Pag 28 a 38 gentee por favoor ♥

Anônimo disse...

preciso da pesquisa individual da pag 15 imediatamente....tôoh fikando louka

Unknown disse...

PAGINA 27 POR FAVOR.
ÉH URGENTE.!
BLIGADo.♥

Anônimo disse...

preciso da pesquisa individual da pag 15 imediatamente....tôoh fikando louka

Meu paii vai me mataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaar

Anônimo disse...

preciiisoo daa pagiinaa 27 aa diantee =D
geente taa me ajuudandoo bastantee esse blog aqe
bjinhs

Anônimo disse...

Geente preciso da resposta do desafio da página 23 é´pra intreegar na Segundaa!
pliis mii ajudeem!
:D

Anônimo disse...

Precisoo da resp. da 6 na paginaa 26!
ajuda pliis!

Bjo

Anônimo disse...

GENTEEE POR FAVOR COLOQUEM A RESPOTAS DAS PAG. 12 Exercicio 4 POR FAVORR

Anônimo disse...

O ADRIANO CE TÁ ME OUVINO

Anônimo disse...

PAGINA 26 EXERCICIO 6. - AIRBAG PROTEGE DO IMPACTO.

Anônimo disse...

PAGINA 38 39 40 PORFAVAOR ♥

Anônimo disse...

pagina 26 plz =)

Anônimo disse...

preciso da pesquisa individual da pag 15 imediatamente por favor é p/ amanhã

Anônimo disse...

preçiso da pag 13 14 e 15 mas naum tem :(

Anônimo disse...

preçiso da pag 13 14 e 15 mas naum tem :( de Fisica

Anônimo disse...

VAO TOMA NO SEUS CU FILHOS DA PUTA TA TUDO ERRADO ESSA MERDA LIXOS

Anônimo disse...

Boa Tarde pessoal eu sou formado em fisica pela unicamp,e dou aula em campinas e algumas respostas estão totalmente erradas.Procurem pesquisar um pouco mais.

Anônimo disse...

vai tomar no cu

Anônimo disse...

aee pag 28, 29, 30, 31 e 32 pra 4[ tem como??

vlw aee

Anônimo disse...

Lição de Casa página 12
Exercicio 2, alguém aee tem?

Anônimo disse...

Página 23 o DESAFIO!

Anônimo disse...

Preciso da pag. 32 DESAFIO . URGENTEEEEEEEEEEEEE

Daily Planet disse...

Prciso da pag. 37 á 45

Anônimo disse...

gentee eu preciso da pag 19

karina disse...

pagina 26 por favor gente
obrigado
S2

Anônimo disse...

gentiii precisoo di desafio da pagina 23! alguém podi me ajuda!! éé um trabalho valendoo pontos na média do primeiro semestre!! brigadimm bjosS